Incêndio é registrado no Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza

Corpo de Bombeiros informou que chamas foram debeladas por volta das 2h50 desta quarta-feira (29)

Escrito por Beatriz Irineu , beatriz.irineu@svm.com.br
Foto do Incêndio Cocó
Legenda: Imagem do Parque Estadual do Cocó por volta de 22h50
Foto: Arquivo pessoal

Um incêndio foi registrado, nessa noite de terça-feira (28), no Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza. O Corpo de Bombeiros informou que as chamas foram debeladas por volta 2h50 desta quarta-feira (29). 

O incêndio aconteceu próximo à avenida Sebastião de Abreu, entre as avenidas Washington Soares e Padre Antônio Tomás, segundo informações da Corporação. Duas equipes estiveram no local para auxiliar no apagamento do incêndio, conforme apurado pelo Diário do Nordeste.

Arícia Fontinele, residente do bairro Cidade 2000, diz que o fogo começou a ser percebido por volta de 21h de terça.

"As chamas estão aumentando muito rápido, era só um buraquinho no meio da mata e agora é uma grande seta. O fogo tá abrindo. A gente tá bem preocupado, porque não é uma área que carro vai conseguir chegar, é coisa de helicóptero mesmo para resolver", contou.

Veja também

Arícia ainda descreve que a fumaça segue o sentido da Washington Soares. "A gente tá preocupado porque realmente não é normal. A gente vê, de vez em quando, algumas clareiras. Como se fossem pessoas que mandam coisas, mas é fumaça branca. E passa muito rápido. Agora a chama é laranja", relatou. 

Ainda conforme a moradora, o Corpo de Bombeiros chegou ao local por volta de 22h.

Incêndio em 2021

Entre os dias 17 e 18 de novembro de 2021, um incêndio atingiu o Parque Estadual do Cocó. Cerca de 46 hectares foram afetados pela ação das chamas. 

O laudo concluiu o desastre ambiental foi causado por ação humana involuntária, através dos restos de uma fogueira usada para preparar alimentos. 

O laudo confeccionado por peritos criminais do Núcleo de Perícia em Engenharia Legal e Meio Ambiente (Nupelm), da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), apontou que as chamas tiveram início em um local em que pessoas deixaram uma espécie de fogueira ainda com brasas acesas.

O resultado foi obtido após análise minuciosa dos vestígios e levantamento da dinâmica do incêndio, segundo a Pefoce. Foram encontrados no local apetrechos como grelha e garrafas de bebidas alcoólicas, além de espinhas de peixe e restos de comida.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados