13 de maio é feriado em Fortaleza? Entenda a importância da data religiosa
Além do dia de Nossa Senhora de Fátima, é também celebrado o Dia do Preto-Velho e a data de assinatura da Lei Áurea

Apesar de uma data movimentada em Fortaleza, no Ceará e em todo o País, 13 de maio não é feriado. Nesta terça-feira (13), os católicos celebram Nossa Senhora de Fátima, pois foi nesse dia que a padroeira de Portugal apareceu pela primeira vez, e até hoje é uma das santas com mais devotos.
Para quem segue a Umbanda, o dia também é de celebração pelo Dia do Preto-Velho, uma entidade espiritual que representa ancestrais negros escravizados, idos e sábios que morreram de velhice.
O 13 de maio também é celebrado por simbolicamente marcar a data da assinatura da Lei Áurea, em 1888, que aboliu oficialmente a escravidão no Brasil. Apesar de não ser amplamente comemorada por esse motivo, ainda é um momento de celebração para o movimento negro.
Veja também
13 de maio em Fortaleza
Em Fortaleza, o dia 13 de maio é sinônimo de lotação na avenida 13 de maio, no bairro de Fátima, onde fica a Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Fiéis de diversas regiões chegam em caravanas, inclusive, para assistirem missas e participarem de procissões.
Nas redes sociais, internautas brincam que é um dos dias com mais engarrafamento na região, justamente pelo movimento intenso de religiosos.
A movimentação é tanta que a Prefeitura de Fortaleza chega a implementar operação de mobilidade para as comemorações. Ao longo do dia, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) se mobilizam, onde será implementado mudanças no itinerário de coletivos que circulam pela região da Igreja de Fátima.
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias