Fortaleza apresenta plano operacional para 23ª Parada pela Diversidade Sexual; veja detalhes

Evento acontece neste domingo (30) na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza

Escrito por Raísa Azevedo e Rodrigo Miranda ,
Parada pela Diversidade Sexual
Legenda: O reforço do policiamento na festa contará com um efetivo de 320 policiais
Foto: Kid Junior

A Prefeitura de Fortaleza divulgou, nesta quinta-feira (27), o plano operacional para a Parada pela Diversidade Sexual, que chega à 23ª edição neste ano. O evento acontecerá neste domingo (30), na Avenida Beira-Mar, e contará com um reforço policial, ordenamento de tráfego e transporte público para garantir a segurança do público.

A festa terá sua concentração a partir das 13h nas proximidades da Barraca do Joca, com abertura oficial às 15h e saída programada para 17h30. Junto com a passeata, trios elétricos percorrerão cerca de dois quilômetros com shows e performances artísticas que acontecem até às 22 h.

Confira programação

13h – Concentração (em frente à Barraca O Joca/Hotel Beira Mar)
15h – Abertura oficial da Parada com Hino Nacional
15h30 às 17h30 - Hora da Militância LGBTQIAPN+
17h30 - Saída da Concentração
18h – Minuto de silêncio e de protesto contra a LGBTQIAPN+fobia e o  LGBTQIAPN+cídio
22h – Encerramento – antes do aterro da Praia de Iracema

Frota de ônibus

Foram programadas 20 linhas que vão sair diretamente dos terminais Parangaba, Antônio Bezerra, Messejana, Papicu e Siqueira a partir das 13h de domingo (30) até 1h da manhã de segunda-feira (1º).

São 15 linhas que passam no entorno da Beira-Mar, totalizando cerca de 66 ônibus, além de veículos reservados que saem diretamente dos terminais para a avenida, os expressos. Além disso, duas linhas de Corujão que passam nas proximidades da Praia de Iracema estarão disponíveis.

Veja também

Aos domingos, normalmente, já operam 489 veículos nas linhas. No dia da parada, objetivo é realizar a ampliação para poder atender as pessoas que vão utilizar o transporte coletivo para se dirigir à festa.

Domingo é dia de tarifa social, no valor de R$ 1,50, e a passagem inteira custa R$ 3,90.

Desvios e bloqueio de vias

Devido à grande demanda estimada para a festa, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou que irá operar um desvio das linhas no sentido Leste-Oeste, que vêm pela Avenida Historiador Raimundo Girão, a partir das 17h do dia do evento.

Segundo o órgão, haverá desvio das linhas na Avenida Abolição. A orientação é pegar à esquerda na Rua Nunes Valente, em seguida a Tenente Benévolo e, então, a Avenida Dom Manuel, para seguir o itinerário normalmente. Também haverá bloqueio entre a Avenida Barão de Studart e a Rua Ildefonso Albano.

Operação AMC

De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a operação para a parada começa a 0h do domingo e se estende até as 23h. O trecho da Beira-Mar, que ficará bloqueado, inclui parte da Rua Júlio Ibiapina até a Rui Barbosa.

A partir das 15h, os corredores nas proximidades da avenida ficarão fechados. Além disso, a Avenida Barão de Studart e a Abolição, a partir da Nunes Valente, serão bloqueadas para o trânsito de veículos.

A AMC orienta que as pessoas procurem transporte alternativo como ônibus e táxi para chegar à parada.

Segurança

O reforço do policiamento na festa, no entorno dos terminais de ônibus e nos corredores de transporte urbano contará com um efetivo de 320 policiais. Participam da operação o policiamento ostensivo geral, CPRaio, BPTur, cavalaria na faixa de areia, agentes de inteligência, além das câmeras de videomonitoramento.

A Guarda Municipal também irá atuar integrada aos órgãos. O efetivo foi ampliado para 56 servidores, distribuídos em equipes de patrulhamento em viatura, patrulhamento a pé, reforço do ciclopatrulhamento que atua na região da Beira-Mar e ainda o efetivo de salvamento aquático.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados