Estátua da Iracema Guardiã cai na Praia de Iracema

O monumento foi inaugurado em 1996

Escrito por João Lima Neto, joao.lima@svm.com.br

Ceará
Espaço foi isolado de pedestres
Legenda: Espaço foi isolado de pedestres
Foto: Fabiane de Paula

A estátua da Iracema Guardiã, um dos principais pontos turísticos de Fortaleza, caiu da base, na tarde desta terça-feira (3). Ainda não se sabe a causa da queda do monumento histórico. A área foi isolada.

Veja vídeo da estátua

estátua tombada
Legenda: Estátua ficou tombada ao lado da base de concreto
Foto: Fabiane de Paula

O aterro da Praia de Iracema é moradia da estátua Iracema Guardiã que, após passar por restauração em 2012, teve alguns dos traços modificados.

estárua caída
Legenda: Com a queda, partes da estátua quebraram. Área está isolada
Foto: Fabiane de Paula

O prefeito José Sarto (PDT) publicou no Twitter que esteve no local. "Já determinei as medidas imediatas para averiguar o que ocorreu. Pedi um laudo técnico e solicitei imagens do videomonitoramento para a Guarda Municipal", escreveu o gestor, que reforçou ter ficado "estarrecido" com a situação.

"Nossas equipes estão isolando a área e recolhendo a estrutura para realizar o reparo e devolver esse importante símbolo da nossa Cidade o mais breve possível", destacou Sarto.

Em nota, a Prefeitura informou que "a obra será levada para armazenamento em um espaço adequado. Após este processo, será iniciado o trabalho de restauro do patrimônio. O local do incidente foi isolado. A Guarda Municipal também foi acionada e está verificando as imagens de videomonitoramento da área" para identificar o que causou a queda da estátua.

detalhe do pé da iracema guardiã
Legenda: Pé da estátua foi a única parte que permaneceu sobre a base de concreto
Foto: Fabiane de Paula

Iracema Guardiã

A estátua Iracema Guardiã foi inaugurada em 1996, em comemoração aos 25 anos do bairro Praia de Iracema.
Legenda: A estátua Iracema Guardiã foi inaugurada em 1996, em comemoração aos 25 anos do bairro Praia de Iracema.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

A estátua foi o último trabalho do artista plástico Zenon Barreto (1918-2002). Ela foi projetada nos anos 1960 para o aniversário de 100 anos da obra do escritor José de Alencar. Feito com fibra de vidro, estrutura de ferro e tela, o monumento só foi inaugurado em 1996 em comemoração aos 25 anos do bairro Praia de Iracema.

Em 2012, a recuperação da escultura foi motivada pela depredação sofrida pela obra. Além da ação do tempo, o monumento tinha sido alvo de vandalismo, chegando a perder as mãos e o arco.