Cirurgião pediátrico de Sobral viraliza com atendimento humanizado ao cuidar das crianças
Conhecido nas redes por acalmar os pequenos antes das cirurgias, o cirurgião pediátrico aposta no atendimento humanizado para transformar medo em confiança
Aos 52 anos, o cirurgião pediátrico Plutarco Parente, de Sobral (CE), tem ganhado destaque nas redes sociais pelos vídeos em que aparece tranquilizando crianças durante consultas e procedimentos cirúrgicos. Com uma abordagem divertida e empática, ele conquista os pequenos e os pais em momentos que costumam ser de medo e tensão.
“Não chamo de paciente, eles são meus meninos”, afirma o médico, que há 25 anos atua com cirurgia infantil e também é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Com mais de 10 mil cirurgias e procedimentos realizados, o médico tornou-se referência no atendimento humanizado em Sobral, unindo técnica e sensibilidade.
Veja também
O nascimento de uma nova forma de cuidar
Durante a residência médica, Plutarco lembra que era treinado para ser apenas o “operário da cirurgia” focado na técnica, sem tanto olhar para o emocional. Mas, com o tempo, percebeu algo importante: as crianças tinham medo da medicina.
“Comecei a perceber que os meninos ficavam assustados, especialmente no pós-operatório. Então decidi estudar e pensar em uma forma diferente de acolher”, conta.
Desde então, ele passou a se comunicar diretamente com as crianças, abaixando-se para ficar na altura delas, olhando nos olhos e usando o lúdico como ferramenta de aproximação.
“Sempre me abaixo, fico de cócoras, para que a criança consiga me olhar olho no olho. A partir dali puxo um assunto, brinco e construo um vínculo”, explica.
'Na minha consulta, a criança também é doutora'
O cirurgião contou ao Diário do Nordeste que gosta de envolver as crianças em cada etapa do atendimento.
“Na ultrassom, eu brinco que a criança também é doutora e peço que ela me ajude. Assim, ela se sente parte do processo. Sempre pergunto se entendeu tudo o que eu falei”, diz.
Essa relação de confiança é reforçada com o apoio dos pais, que participam ativamente das consultas. Segundo o doutor, eles chegam assustados, então a equipe precisa tranquilizá-los para transmitir segurança aos filhos.
As crianças, por sua vez, apelidaram o médico carinhosamente de “Tio Plut”, uma variação do nome que, segundo ele, rende boas risadas.
“Meu nome é uma homenagem ao meu avô. É diferente, mas tiro muito proveito dele. As crianças me chamam de Petruqui, Crustácio, Plutão… e assim a gente começa a brincar”, conta, entre risos.
Repercussão dos vídeos
Os vídeos que transformaram o médico em um fenômeno nas redes começaram de forma despretensiosa. Um dia, a secretária do consultorio gravou o momento de interação com uma criança antes da cirurgia e publicou nas redes sociais. De repente, o vídeo viralizou.
Hoje, o cirurgião soma mais de 120 mil seguidores no Instagram, onde compartilha rotinas de atendimento, mensagens educativas e momentos de afeto com seus pequenos pacientes.
“Fico estarrecido quando as pessoas me reconhecem na rua, mas é muito gratificante ver tudo isso acontecendo”, comenta.
Com uma rotina dividida entre o hospital, a universidade e o consultório, Plutarco Parente compartilha que é possível unir técnica e sensibilidade no cuidado com as crianças.
"Trabalhar com crianças exige técnica, mas também atenção e empatia. A gente precisa transformar o medo em confiança. E isso começa com um sorriso, um olhar e um pouco de brincadeira", resume o "Tio Plut".
Estagiária sob supervisão da editora Geovana Rodrigues*