Chuvas reduzem, mas moradores da Aerolândia enfrentam segundo dia de alagamentos; veja imagens

Bairro tem histórico de transtornos causados após dias de fortes precipitações

Escrito por
Theyse Viana theyse.viana@svm.com.br
Alagamento no bairro Aerolândia, em Fortaleza
Legenda: Ruas do bairro Aerolândia, em Fortaleza, começaram a alagar na madrugada de quinta (27) para sexta-feira (28)
Foto: Davi Rocha

Uma das maiores chuvas da história de Fortaleza, na madrugada de sexta-feira (28), alagou parte das vias e residências do bairro Aerolândia, na periferia da cidade. Neste sábado (1º), mesmo com precipitações mais fracas na capital (28,1 mm, em média), a grande quantidade de água ainda não escoou.

O gaúcho Elio Hohne, que mora no Ceará há 35 anos, recorreu a uma tábua de madeira para tentar barrar a entrada do líquido em casa. Contaminada, a água repleta de lixo boiando gera riscos à saúde de quem precisa enfrentar a “lagoa” para sair de casa.

Veja também

Ao final da manhã de hoje (1º), o repórter fotográfico Davi Rocha, do Diário do Nordeste, percorreu as vias alagadas do bairro, onde moradores mantinham móveis e eletrodomésticos suspensos para evitar o contato com a água.

Moradora do bairro há 40 anos, Maria* (nome fictício) se viu ilhada e relembrou uma “enchente” enfrentada na Aerolândia em 1996, quando “a água chegou a 1,5 metro de altura”. Naquele ano, a quadra chuvosa cearense ficou 22,6% acima da média.

Em meio à preocupação, outro homem brincou: “o lado bom é que dá pra pescar na calçada de casa”.

Veja imagens da situação do bairro:

Morador cruza rua alagada no bairro Aerolândia
Legenda: Moradores enfrentam riscos do alagamento para conseguirem sair de casa
Foto: Davi Rocha

Morador em rua alagada da Aerolandia
Foto: Davi Rocha

Homem coloca tábua para barrar água
Legenda: Gaúcho Elio Hohne mora no Ceará há 35 anos e tenta impedir que água entre em casa novamente
Foto: Davi Rocha

Móvel suspenso para não molhar
Legenda: Elio suspendeu geladeira e outros móveis para não perder eletrodomésticos no alagamento de casa
Foto: Davi Rocha

Móvel suspenso para não molhar no alagamento
Legenda: Marca na parede mostra altura à qual a água chegou, enquanto moradores se previnem como podem dos prejuízos
Foto: Davi Rocha

Morador ilhado em alagamento
Legenda: Alagamento de diversas ruas do bairro deixam moradores ilhados pelo segundo dia seguido
Foto: Davi Rocha

Sacos de lixo em alagamento na rua
Legenda: Sacos de lixo boiam ao longo das vias tomadas pela água contaminada
Foto: Davi Rocha

Alagamento no bairro Aerolandia
Legenda: Em algumas ruas, água chega à altura do joelho
Foto: Davi Rocha

Previsão do tempo

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas devem continuar em Fortaleza pelo menos até segunda-feira (3).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu dois avisos indicando níveis distintos de "perigo" causados pelas precipitações na capital e outras centenas de municípios cearenses. A previsão é válida até 10h de domingo (2).

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado