Cerca de 2 mil casos de influenza A são confirmados em 3 meses no Ceará; vacina protege contra H3N2

Formas graves da doença também podem ser evitadas com imunizante que ganha maior relevância com baixa cobertura vacinal no último ano

Escrito por Lucas Falconery , lucas.falconery@svm.com.br
Vacina
Legenda: Vacina da gripe protege contra a variante que predomina no Estado
Foto: JL Rosa

A análise de pacientes com síndromes gripais mostra que 1.976 pessoas foram contaminados pela influenza A, entre janeiro e março, no Ceará. E as amostras evidenciam a predominância do subtipo H3N2 - associado ao surto de gripe no início deste ano e que pode ser combatido com a nova vacina.

Isso acontece em um contexto em que a última campanha contra a influenza atingiu apenas 76% do público-alvo, quando a meta era alcançar 90%. Essa foi a menor cobertura vacinal em 23 anos.

Como nem todos os pacientes gripados passam por teste quanto à subtipagem do vírus, não é possível afirmar quantas pessoas foram contaminadas pela H3N2, também conhecida como variante Darwin.

Veja também

Ainda assim, as amostras analisadas identificaram apenas essa variante e, por isso, pode ser associado como o vírus predominante no Estado, como informa a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). 

“Hoje no Ceará nós temos, em sua grande maioria, a circulação do H3N2 e as unidades de saúde são informadas da circulação do vírus”, frisa Kelvia Borges, coordenadora da Célula de Imunização da Sesa.

Esse procedimento acontece porque a análise é muito custosa. As amostras são encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Nós temos um painel viral, que é uma pesquisa nas unidades sentinelas onde se verifica qual vírus está circulando no nosso território. Nós temos 5 unidades no Ceará e quando diagnosticado o tipo de vírus circulando é que a gente lança estratégias e faz o manejo de acordo com isso
Kelvia Borges
Coordenadora da Célula de Imunização da Sesa

A soma da baixa cobertura vacinal com o aparecimento de uma nova forma do vírus da influenza causou o maior acometimento da população.

“O maior reflexo disso foi o surto que nós tivemos de influenza no final do ano passado. A gente tinha baixas coberturas e no final do ano a gente teve essa epidemia”, explica Kelvia Borges.

Consequências da baixa cobertura

O resultado desse contexto leva às complicações que poderiam ser evitadas com a imunização, como destaca a coordenadora.

“É claro que a gente considera também que era uma cepa diferente, mas com poucas pessoas imunizadas, tivemos um maior agravamento e maior hospitalização dessas pessoas”, contextualiza.

A gente espera que consigamos utilizar todas as doses nos grupos prioritários, porque são pessoas que tendem a hospitalizar, que tendem a ter influenza e precisar de uma assistência hospitalar maior. É para eles que a vacina é indicada
Kelvia Borges
Coordenadora da Célula de Imunização da Sesa

A estratégia de imunização fica a cargo de cada município, mas a Sesa realiza a distribuição e faz o apoio técnico para a execução.

“A gente convoca a população para estar presente nas unidades de saúde, atualize o calendário vacinal, para a gente evitar outras epidemias, outros surtos de doenças”, completa.

Formas graves da gripe

O Ceará, depois da baixa cobertura vacinal contra a gripe no último ano, registrou 305 casos graves e 83 mortes causadas por Influenza A em 2022, até o dia 26 de março, superando o total de 2021. Com o início da nova campanha de imunização contra a influenza, surge a oportunidade de mudar o quadro a partir desta segunda-feira (4).

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), forma mais delicada da doença, foi diagnosticada em 260 pacientes no último ano.

Isso significa que os 3 primeiros meses de 2022 foram suficientes para superar em 17,3% o total de 2021. Os dados são da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) solicitados pelo Diário do Nordeste.

As vidas perdidas entre janeiro e março (83) também já superam a notificação de todo o ano passado, quando 67 pessoas morreram por causa de SRAG causada pela Influenza A.

“Quando se tem baixa cobertura, o vírus fica circulando e acometendo quem não está protegido. Se todo mundo fizer a vacinação, vamos ter menos gente acometida e transmitindo esse vírus”, como resumiu a pediatra Vanuza Chagas.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados