Ceará registra chuva em pelo menos 96 municípios em 24h; Caridade tem maior volume

Funceme prevê nebulosidade e chuva neste domingo (13)

Escrito por Redação,

Ceará
Cheia no Açude Ubaldinho, em Cedro. Ao longo, é possível ver uma casa e uma estrada de terra
Legenda: Rompimento de barragem deixou população local em alerta
Foto: reprodução/Marciel Bezerra

O Ceará registrou chuva em pelo menos 96 municípios entre as 7h do sábado (12) e as 7h deste domingo (13). Os dados são oriundos do portal hidrológico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizado ao longo do dia.

Segundo atualização das 16h50 deste domingo, Caridade, no Sertão Central e Inhamuns, teve a maior precipitação no período de 24h. O município registrou 84 milímetros (mm) em posto homônimo. O município de Ipueiras, na Ibiapaba, recebeu a segunda maior chuva, com 77 mm, no posto São José das Lontras.

Logo em seguida, vêm os municípios de Itaiçaba e Russas, na região Jaguaribana, com volumes de 67 mm e 64 mm, respectivamente, nos postos Elevatório - Cogerh e Peixe. As duas cidades também registraram volumes menores em outros postos — de 57,3 mm no posto Itaiçaba e de 46,2 mm no Sítio Timbaúba Macoré, em Russas.

Na região Jaguaribana, o município de Morada Nova também apareceu entre os com maiores precipitações nas 24h entre sábado e domingo. O município recebeu 56 mm no posto Lagoa da Serra e 50,2 mm no posto Fazenda Lacraia.

Em Fortaleza, o maior registro aponta chuva de 11,2 mm, observada no posto Messejana. Na Região Metropolitana, Maranguape catalogou os maiores volumes: de 29 mm no posto Olho D'água, seguido pelo Itapebussu, com 23 mm.

Transtornos

No sábado, moradores de dois municípios cearenses sofreram com efeitos da chuva. No Cedro, parte da população residente da área abaixo do Açude Ubaldinho teve de deixar suas casas. Devido à cheia do reservatório, o nível da água chegou à cintura de quem passava pelo local. Conforme o secretário-executivo da Defesa Civil, José Gean de Sousa, cerca de 50 famílias saíram de seus imóveis.

Já neste domingo, moradores da comunidade de Catolé, em Cedro, acordaram com o rompimento de uma barragem neste domingo. O alagamento se deu devido à cheia no sangradouro do Açude Ubaldinho.

Dada a quantidade de água, a Prefeitura informou, em nota, que equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para avaliar os danos e garantir a segurança da população local.

Em Várzea Alegre, apesar de o açude do Sítio Caraíbas ter sangrado, a precipitação provocou rompimento de pequenas barragens e impossibilitou o trânsito de moradores, que ficaram ilhados.

Até a última atualização da Funceme, os dois municípios não informaram novas chuvas.

Previsão do tempo

A plataforma da Funceme estima, para este domingo, céu variando de nublado a parcialmente nublado, com chuva em todas as macrorregiões. A previsão se mantém na segunda (14) e na terça-feira (15).

Veja as maiores chuvas entre as 7h do sábado (12) e as 7h deste domingo (13)

  • Caridade - posto Caridade: 84 mm;
  • Ipueiras - posto São José das Lontras: 77 mm;
  • Itaiçaba - posto Elevatório Cogerh: 67 mm;
  • Russas - posto Peixe: 64 mm;
  • Itaiçaba - posto Itaiçaba: 57,3 mm;
  • Ibiapina - posto Rancho Água Fria: 56 mm;
  • Morada Nova - posto Lagoa da Serra: 56 mm;
  • Ibiapina - posto Sítio Tauã de Baixo: 52,2 mm;
  • Morada Nova - posto Fazenda Lacraia: 50,2 mm;
  • Senador Sá - posto Senador Sá: 48 mm.