Moradores precisam deixar suas casas após açude transbordar no Cedro, Interior do Ceará

A chuva na cidade de Várzea Alegre também causou impacto no Cedro

Escrito por Redação ,
foto de uma família deixando sua casa após chuvas na cidade de Cedro, interior do Ceará
Legenda: Moradores atravessando passagem no rio São Miguel, que recebe água do açude Ubaldinho
Foto: Reprodução

As chuvas no Interior do Ceará, desta sexta-feira (11) e sábado (12), causaram muitos prejuízos às famílias que moram na região do Cedro. Os moradores das localidades do Município tiveram que deixar suas casas, que ficam em área abaixo do sangradouro, inundado com a cheia do açude Ubaldinho.

A Prefeitura de Cedro, em nota, comunicou que moradores da comunidade do Catolé se surpreenderam com o rompimento de uma barragem neste domingo (13).

Em razão da quantidade água, foram mobilizadas equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros para avaliação de danos e garantia da segurança da população. A ação percorre todo o leito do Rio São Miguel.

Em imagens, enviadas pela população, é possível ver moradores atravessando uma passagem com água na cintura devido à cheia.

Veja vídeo:

Conforme o Secretário Executivo de Defesa Civil, José Gean de Sousa, aproximadamente 50 famílias precisaram deixar suas habitações e se direcionar à casa de parentes em Várzea Alegre após as chuvas.

"Estamos com duas equipes de resgate de Crato e Iguatu na Área. Pela tarde, a aeronave da Ciopaer realizou resgates e fez alguns voos na área para levantamento de perdas".
José Gean de Sousa
Secretário Executivo de Defesa Civil

Veja também

 

As chuvas também trouxeram danos materiais. "Pontes, bueiros, barragens, açudes e estradas sofreram muitos estragos", detalhou Gean.

Já conforme a Prefeitura de Cedro, o açude Ubaldinho sangrou cerca de 60cm e acabou afetando algumas casas que ficam próximas ao leito do rio São Miguel. Segundo a assessoria de imprensa do Município, três comunidades foram atingidas e estão sendo avaliadas pela Defesa Civil.

Chuvas na região

As chuvas que atingiram a cidade de Várzea Alegre também causaram impactos diretos no município do Cedro já que as precipitações que romperam as barragens de rios e açudes seguem curso em direção a cidade vizinha. 

De acordo com comunicado do Governo do Estado, a Defesa Civil segue monitorando o açude Ubaldinho em Cedro que está com laminação de 56 centímetros. Ele é responsável por barrar a água de outros mananciais da região.  

Previsão do Tempo

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a tendência para domingo (13) é de chuvas em todas as macrorregiões, com destaque para o centro-sul (Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns), o Litoral Norte e a Ibiapaba. 

As chuvas esperadas ocorrerão devido a áreas de instabilidade provenientes da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), além de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados