Chuva invade casas, escolas e transborda açudes no interior do Ceará; veja imagens

Moradores registraram os transtornos após forte precipitação

Escrito por Redação ,
Rua esburacada
Legenda: Após chuvas, ruas de Carnaubal sofreram rachaduras e fissuras
Foto: Mateus Ferreira / SVM

As chuvas, entre sexta-feira (11) e este sábado (11), derrubaram poste, alagaram casas, ruas e uma escola, em Carnaubal, no Interior do Ceará. Já em Várzea Alegre (a cerca de 430 km de Fortaleza), as precipitações romperam barragens e deixaram famílias ilhadas e desabrigadas

Os transtornos foram registrados por moradores.

Conforme levantamento parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até as 9h de hoje, o volume pluviométrico de Carnaubal foi de 110 milímetros. 

Veja também

Em nota, a Prefeitura de Carnaubal informou que "providências estão sendo tomadas para recuperar as ruas" após os danos causados pela chuva na tarde de sexta, e pediu cuidado aos moradores ao trafegar pela cidade.

Nas imagens, também observa-se um carro preso em um buraco após o alagamento, enquanto outro foi atingido por um poste que caiu. 
Carro atingido por poste
Foto: Reprodução

Várzea Alegre 

Rompimento de barragens fez transbordar águas no açude Caraíba em Várzea Alegre
Legenda: Rompimento de barragens fez transbordar águas no açude Caraíba em Várzea Alegre
Foto: Reprodução
 

açude do Sítio Caraíbas, no distrito de Canindezinho, no município cearense de Várzea Alegre (a cerca de 430 km de Fortaleza), sangrou na manhã deste sábado (12). As fortes chuvas, contudo, também causaram o rompimento de pequenas barragens de agricultores, alagando ruas e casas. 

Veja também

Segundo o tenente-coronel Nijair Araújo, comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar em Iguatu, o acesso para alguns locais só é possível via embarcações motorizadas. Há pessoas ilhadas. Três viaturas Corpo de Bombeiro Militar do Ceará (CBME) estão no município.

Gestante ilhada

O tenente-coronel ainda informou ter acionado a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) para possível retirada de pessoas idosas e vulneráveis da área. O tenente-coronel Nijair também informou que uma aeronave foi resgatar uma gestante que estava ilhada e passava mal, e, após avaliação, ela seria encaminhada ou para a casa de familiares ou para o hospital de Várzea Alegre. 

Segundo o prefeito de Várzea Alegre, José Helder (MDB), já estão sendo realizadas ações de contenção “para prevenir qualquer risco de arrombamento". 

O secretário de infraestrutura da Cidade, Eleomarcos Correia, também informou que três caminhões realizam as mudanças de moradores desalojados. 

A presidente da associação de moradores de São Caetano, Irene Leandro, mostrou, em vídeo, ruas e casas inundadas.

Chuva 

Conforme levantamento parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o volume pluviométrico registrado ao Várzea Alegre foi de 75mm e 55 mm, nos postos de Boa Vista e Riacho Verde, respectivamente. 

Choveu em, pelo menos, 112 municípios do Ceará nas últimas 24 horas, de acordo com o órgão. Os dados contabilizam as precipitações até as 15h50 de deste sábado (12). 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados