Caminhão tomba, derrama 30 mil litros de óleo em rio e cachoeira muda de cor em Tianguá

O motorista faleceu com o acidente

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 17:12)
Imagem de rio em Tianguá, no Ceará, que foi atingido por óleo derramado na pista da BR-222
Legenda: Cachoeira na Serra da Ibiapaba, no interior do Ceará, foi atingida por óleo de soja derramado na BR-222
Foto: Divulgação/Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Tianguá

Um caminhão que levava 30 mil litros de óleo de soja tombou no município de Tianguá, no interior do Ceará, na última quinta-feira (12), e o líquido atingiu a pista e uma cachoeira da região. O motorista faleceu com o acidente. 

Imagens do local mostram a água com uma mancha amarela. Segundo o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente de Tianguá, Valfrido de Paulo, a limpeza do riacho deve ser concluída totalmente em 15 dias.

O processo está sendo realizado por uma empresa especializada na coleta de líquidos industriais, acionada pelo seguro da empresa que transportava o óleo.

“Nós estamos com uma equipe fazendo uma limpeza das poças que ficaram entre as pedras, com outra equipe fazendo a sucção do óleo e outra no fim com a precaução, para que o óleo não percorra um trajeto maior do córrego”, afirmou.

Um relatório do acidente deve ser emitido em breve, com mais informações sobre riscos ambientais. Segundo Valfridio, o impacto não deve ser tão grave como os de derramamento de petróleo.

Montagem de fotos da limpeza de um rio em Tianguá, no Ceará, que foi atingido por derramamento de óleo de soja
Legenda: Processo de limpeza de óleo de soja que caiu em rio de Tianguá é dividido em três etapas
Foto: Divulgação/Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Tianguá

“Foram derramados 30 mil litros. Ontem nós conseguimos tirar desses locais que barramos 6 mil litros. Hoje a gente já está com a previsão de retirar mais 10 mil litros. Esse óleo está barrado, não está seguindo o curso da água”, afirma.

O material recolhido está sendo armazenado e deve ser descartado por uma empresa especializada, com sede em Fortaleza. “Depois que for retirado tudo, ainda vamos fazer um tratamento do óleo que ficou nas margens, retirando a areia”, explica Valfridio.

CAMINHÃO TOMBOU NA BR-222

O caminhão com o óleo vegetal tombou na descida da serra, no caminho para Fortaleza, onde o líquido seria refinado. 

Segundo o secretário, há indícios de que o veículo estava em alta velocidade e perdeu os freios. O caminhão bateu contra a barreira e o motorista acabou falecendo com o impacto.

O tanque com o óleo furou e derramou no asfalto, chegando até a cachoeira. Também foi feito um trabalho de limpeza no asfalto, com um pó capaz de absorver o óleo. 

“É um trecho muito perigoso na serra. Tem que ter muito cuidado, quando se desce m pouco acima da velocidade permitida, aí a probabilidade de acontecer um acidente é muito grande”, alerta o gestor. 

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados