Aposentados de Caucaia reclamam de atraso em pagamento após mudança de banco
Previdência, sindicato e banco realizam reunião para solucionar problema nesta quinta (27).
O pagamento dos aposentados e pensionistas do município de Caucaia, referente ao mês de novembro, enfrenta atraso e falhas operacionais que vêm gerando transtornos e insegurança entre os beneficiários. A situação levou representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep) a se dirigir, nesta quinta-feira (27), ao Instituto de Previdência do Município de Caucaia (IPMC) para cobrar explicações e uma solução imediata.
A presidente do Sindsep, Maria Santos, informou que o sindicato recebeu uma série de denúncias sobre o não pagamento e sobre inconsistências na folha deste mês, que coincide com a mudança da instituição bancária responsável pela operacionalização dos salários.
Veja também
“Estamos recebendo diversas denúncias. Todo mês o pagamento sai entre os dias 23, 24 e 25. Este mês começou no dia 25, mas há vários problemas na folha. Dizem que o problema é aplicativo, mas não é verdade. Queremos a real informação do Instituto de Previdência”, afirmou Maria Santos em vídeo publicado no Instagram.
Promessas de pagamento
Segundo ela, aposentados e pensionistas têm ido ao Instituto repetidas vezes em busca de esclarecimentos, mas não obtêm previsão para o depósito. Alguns beneficiários, segundo o sindicato, foram orientados a aguardar 24 horas pelo repasse, mas retornaram dias depois sem que o pagamento tivesse sido liberado.
“Tem gente que veio na terça-feira, voltou hoje, e segue sem resposta. Já é quinta-feira e muitos relatam contas atrasadas. Precisamos de uma explicação ainda hoje”, cobrou Maria.
O Sindsep também solicitou que o presidente do Instituto de Previdência, Dr. Pedro, convoque a gerência do Banco Santander — novo responsável pelo repasse — para esclarecer se haverá uma equipe exclusiva para atendimento aos servidores e se esse suporte poderá ser realizado no próprio Instituto.
O que diz a Prefeitura de Caucaia?
A Prefeitura de Caucaia informou que está acompanhando a situação de servidores inativos que ainda não receberam proventos, mesmo após a abertura de contas no Santander — banco que assumiu recentemente o pagamento dos servidores do município no lugar do Bradesco.
Ainda segundo o poder municipal, o Instituto de Previdência do Município de Caucaia (IPMC) já realizou o pagamento da folha de pagamento do mês.
O órgão informou ainda que uma reunião está agendada para tarde hoje com o IPMC, Sindsep e a gerência do banco Santander com objetivo de resolver o problema de quem ainda não recebeu o pagamento.
O Município reforçou ainda que os servidores inativos que ainda não abriram conta no Santander devem dirigir-se à agência mais próxima para realizar o procedimento. Após a abertura da conta, o servidor deve procurar o IPMC para que o Município possa garantir a efetivação da remuneração.
Veja a nota completa do Santander:
O Santander informa que, desde 1º de outubro, está atendendo os servidores públicos municipais, aposentados e pensionistas de Caucaia para abertura de contas e demais orientações. Os servidores que ainda não realizaram a abertura podem fazer todo o processo diretamente na agência da Rua Coronel Correia, nº 1.759, no Centro.
Para reforçar o atendimento, o Banco mantém mais de 25 colaboradores na agência, em horário estendido das 8h às 17h, com apoio nos terminais a partir das 7h30. Além disso, desde o dia 28, o Santander disponibiliza dois funcionários na sede do Instituto de Previdência do Município de Caucaia (IPMC) para orientar os beneficiários.
IMPC faz força-tarefa
Em nota, o IMPC disse que reforçou aos servidores inativos que se dirijam à agência do Santander mais próxima e façam o cadastro para já receber no novo banco. Após o processo, é preciso procurar o Instituto e garantir a efetivação.
"O Instituto de Previdência do Município de Caucaia (IPMC) informa que realizou uma reunião, na tarde desta quinta-feira (27/11), com representantes do Sindisep Caucaia e do Santander para garantir a transparência no processo de pagamento de proventos de servidores inativos. Esta é a primeira remuneração processada pela instituição bancária". diz texto.
O IMPC diz ainda que atua com a Prefeitura e o Santander em "força-tarefa para resolver pendências e dar agilidade ao pagamento dos servidores que ainda estão abrindo suas contas".
"Para isso, a agência situada no Centro de Caucaia estendeu horário de atendimento, funcionando em caráter provisório das 8h às 17h. Equipes do IPMC também estão comprometidas em garantir a efetivação dos pagamentos com a maior celeridade possível", garantiu o Instituto.