De Planeta de Cores a Cheia de Manias: foliões se inspiram em músicas para fantasias de Carnaval

A criatividade está em alta em relação às fantasias carnavalescas na capital cearense, com muito uso de brilho, adereços coloridos, plaquinhas, tiaras e referências culturais

Escrito por Lucas Falconery e Ingrid Coelho , verso@svm.com.br
Legenda: Cearenses se inspiram em músicas para criar fantasias carnavalescas
Foto: Fabiane de Paula/Kid Júnior

Sucessos musicais arraigados na memória dos cearenses ganham as ruas de Fortaleza com fantasias inspiradas nas canções “Planeta de Cores”, da banda Forrozão Tropykália, e “Cheia de Manias", do grupo Raça Negra, durante o Carnaval 2024. As referências causam identificação e atraem olhares pela criatividade.

O Diário do Nordeste conversou com foliões inspirados por músicas em polos carnavalescos como Largo da Mocinha, no Meireles, e a Praça da Gentilândia, no Benfica, onde também havia fantasias da música do Carnaval deste ano: “Macetando”, de Ivete Sangalo e Ludmilla.

Mesmo o Carnaval tendo uma relação direta com o samba, sempre há espaço garantido para o forró no repertório dos artistas que se apresentam no Carnaval de Fortaleza. Nesses momentos, é comum se formar um coro.

Veja também

“Não se foge, não se pode negar o amor. Só entregar-se a esse planeta de cores”. Quem não conhece esse trecho de cor? Pois a Monalisa Tavares usou adereços em amarelo, azul, roxo e verde, além das figuras de corpos celestes. Há 10 anos curte o Carnaval em Fortaleza e avalia muito bem os festejos.

Legenda: Letra de forró é conhecida pela maioria dos cearenses
Foto: Fabiane de Paula

Entre o samba e o pagode, com letras sobre as dores do amor, o cearense também se reconhece. O advogado João Marcelo Neri, de 34 anos, se inspirou no trecho de uma das bandas favoritas: “Então me ajude a segurar, essa barra que é gostar de você, iê… Didididiê”, como canta o Raça Negra.

A barra pesada fica apoiada no ombro, não tem jeito. Além disso, uma placa pendurada no pescoço indica: "abaixo dos padrões de beleza atuais, mas pensa num cara gente boa". A fantasia foi feita em 2018 e é desengavetada em todo Carnaval.

Legenda: João criou a fantasia há 6 anos e segue divertindo o Carnaval
Foto: Kid Júnior

“Eu sou muito fã do Raça Negra, vim para a Mocinha porque estava buscando alguma coisa com cara de Carnaval e aqui está massa", contextualiza sobre a escolha para a diversão.

Fantasias de carnaval

A criatividade está em alta em relação às fantasias carnavalescas na capital cearense, com muito uso de brilho, adereços coloridos, plaquinhas, tiaras e referências a personagens culturais. Há quem invista em uma fantasia por dia de Carnaval.

Além das peças usadas por adultos, as fantasias também fazem parte da diversão infantil e até do mundo dos animais domésticos, como foi registrado no Passeio Público, no Centro, por exemplo.

Assuntos Relacionados