Biblioteca Pública Estadual do Ceará deve voltar a funcionar até o final de 2020, segundo Secult-CE

Reforma estrutural do equipamento está em fase de conclusão e reabertura seguirá medidas de prevenção à Covid-19

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 10:16)
Legenda: Biblioteca está com protocolo institucional de funcionamento já elaborado, com todas as ações alinhadas a medidas de prevenção ao novo coronavírus
Foto: Thiago Gadelha

Fechada para reforma desde fevereiro de 2014, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) estará apta a funcionar até o final deste ano, de acordo com a Secretaria da Cultura do Estado (Secult-CE).

Por meio de nota, a pasta informou que a pandemia de Covid-19 impactou no calendário de reinauguração do equipamento. Em setembro, com a reabertura gradual das atividades, foram retomadas pelos fornecedores a entrega, montagem e instalação final do mobiliário, além dos equipamentos e acervo bibliográfico.

Veja também

"A BECE está com seu protocolo institucional de funcionamento já elaborado, com todas as ações já alinhadas com as medidas de prevenção à Covid-19, conforme as orientações da SESA e do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus", sublinha o texto.

Sobre a gestão do equipamento, a Secult comunicou que a biblioteca contará com contrato de gestão com uma OS (Organização Social), tendo a bibliotecária Enide Vidal no cargo de gestora do espaço e a socióloga e pesquisadora Glória Diógenes na superintendência.

Destacou ainda que o retorno do funcionamento da BECE seguirá todas as diretrizes e calendário relativos à retomada gradual e responsável das atividades.

Histórico

A Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel foi inaugurada em 25 de março de 1867 pelo até então presidente da Província do Ceará, João de Sousa Melo e Alvim. À época, contava com cerca de 1700 livros no acervo. Em fevereiro de 1975, foi inaugurado o novo e atual prédio do equipamento, pelo presidente Ernesto Geisel.

Três anos depois, um decreto do governador Waldemar Alcântara muda o nome da casa para Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, homenageando o ex-governador Francisco de Meneses Pimentel.

Em 2002, o espaço passou pela última reforma geral antes da mais recente, onde foi feita uma completa reforma da estrutura do prédio, com modernização dos sistemas e da estrutura, além da integração física com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Quando for reinaugurado, após mais de seis anos de nova reforma, o ambiente será chamado Biblioteca Pública Estadual do Ceará, abraçando novo conceito, alinhado ao projeto das Bibliotecas Parques do Rio de Janeiro. Novos livros, computadores, espaços para família, um café e um jardim deverão fazer parte da dinâmica estrutural do equipamento.

Assuntos Relacionados
Uma multidão festiva do bloco
Ana Beatriz Caldas, Diego Barbosa, João Gabriel Tréz, Lorena Cardoso
14 de Fevereiro de 2026