Terminais itinerantes da Transnordestina devem começar a operar em 2025; entenda

Ferrovia passará a transportar cargas a partir do ano que vem, garante presidente da TLSA

Escrito por Luciano Rodrigues , luciano.rodrigues@svm.com.br
Obras Ferrovia Transnordestina Ceará 3
Legenda: Transnordestina deve começar a operar no transporte de cargas no Ceará já em 2025
Foto: Kid Júnior

No caminho dos 673 quilômetros (km) já concluídos da Ferrovia Transnordestina, a empresa responsável pela construção da linha férrea já vislumbra a instalação de terminais itinerantes para cargas.

O assunto foi tratado em entrevista exclusiva ao Diário do Nordeste por Tufi Daher Filho, presidente da Transnordestina Logística S.A. (TLSA), companhia responsável pela construção da linha férrea. Ele ainda preside a Ferrovia Transnordestina Logística S.A. (FTL), e ambas as empresas são subordinadas à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

A ideia, reforçada por Tufi Daher ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início de agosto, é começar a operar a Transnordestina já em 2025 entre São Miguel do Fidalgo (PI) e o interior do Ceará, nos trechos onde a ferrovia já está concluída.

Veja também

Esse transporte de carga seria amparado com pontos de apoio, definidos pelo presidente da TLSA como "terminal intermodal para descarga de produtos", com características que remetam a um local itinerante.

Isso significa que não necessariamente os terminais serão fixos em uma mesma cidade, a exemplo do que acontecem com os portos secos, complexos instalados geralmente em locais distantes do mar (como portos marítimos tradicionais) que funcionam como apoio logístico e com fiscalização alfandegária em alguns casos.

Não adianta eu colocar um terminal lá em Quixeramobim se a ferrovia ainda não chegou lá no ano que vem. A princípio, estamos olhando Iguatu para fazer esses primeiros transportes. Não é um terminal fixo, um porto seco. É um terminal intermodal para descarga de produtos, principalmente grãos. Pode ser um terminal itinerante. Se a gente tiver condição de montar pequenos em Iguatu e Quixadá, um maior em Quixeramobim, assim vamos fazer, mas ainda não há definição".
Tufi Daher Filho
Presidente da TLSA

Iguatu é um dos locais pensados pela TLSA para a instalação do terminal itinerante. A cidade é a maior da região Centro-Sul do Ceará e está com a Transnordestina concluída no trecho que passa pelo município.

Na visita ao Ceará, Lula cobrou ainda que a Transnordestina, que tem cronograma atual de entrega total do trajeto entre São Miguel do Fidalgo (PI) e o Porto do Pecém (CE) previsto para o primeiro semestre de 2027, seja antecipada e inaugurada "dentro do calendário eleitoral de 2026". 

Obras Transnordestina
Legenda: Obras da Transnordestina avançam no Centro-Sul do Ceará
Foto: Kid Júnior

Missão Velha no radar do terminal itinerante

Em abril deste ano, o Governo do Ceará desapropriou um terreno em Missão Velha, na região do Cariri, para a instalação de um Terminal Multimodal de Cargas. As informações foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE).

Segundo Tufi Daher, a TLSA está em tratativas em conjunto com representantes do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) para a instalação de um terminal em Missão Velha, mas ainda não há definição sobre qual será o tipo da estrutura a ser instalada na cidade.

"Iniciamos algumas conversas, mas ainda não se definiu um modelo nem o tipo de carga. Para cada tipo de carga, tem que ter um tipo de terminal. Grãos é uma maneira, granéis líquidos é outra configuração, mas não está fora dos planos de ter um terminal em Missão Velha", expõe o presidente da empresa.

Toda a discussão em torno dos terminais de apoio à Transnordestina, sejam eles itinerantes ou não, estão vislumbrando o início das operações comerciais da ferrovia já no próximo ano. A ideia é transportar cargas entre São Miguel do Fidalgo, o interior de Pernambuco e o Centro-Sul do Ceará. A linha férrea já está concluída até Acopiara (CE).

Ceará terá três terminais de carga

Já de olho no início das operações, o Ceará deve receber mais de um terminal para movimentação de produtos, estuda a TLSA. Cada um deles, no entanto, será específico para determinadas cargas, ainda que o maior destaque seja para grãos.

foto de obras da Transnordestina
Legenda: Novo trecho da Transnordestina teve ordem de serviço assinada
Foto: Kid Júnior

Segundo a empresa, a previsão é atender "os grandes produtores de grãos a partir do Piauí e a bacia leiteira e pequenos médios agricultores do Ceará". A TLSA afirma ainda que o terminal de grãos da Transnordestina será instalado entre Iguatu e Quixadá, que compreendem 201 km de ferrovia. 

A localização dos outros dois terminais "ainda será definida pela empresa". De acordo com a companhia, os locais serão destinados para fertilizantes, atendendo aos produtores agropecuários cearenses, e para combustíveis.

Atualmente, 55,8% da ferrovia está concluída. Na chamada fase 1, entre São Miguel do Fidalgo e o Porto do Pecém, o percentual de execução dos trilhos chega a 70%. No Ceará, onde se concentram as obras agora, a linha férrea avança entre Acopiara e Quixeramobim, na execução simultânea dos lotes 4 e 5. 

Contratação de lotes deve chegar a Aracoiaba ainda em 2024

Durante visita do presidente Lula ao Cipp no início de agosto, a TLSA celebrou, com a construtora Marquise, já responsável pelos lotes atualmente em construção, o contrato para a execução do lote 6, entre Quixeramobim e Quixadá

Com a promessa de agilidade na liberação dos R$ 3,6 bilhões restantes oriundos de financiamentos públicos com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com o Banco do Nordeste (BNB), a expectativa da TLSA é de que os lotes 7 (Quixadá — Itapiúna), 8 (Itapiúna — Baturité) e 9 (Baturité — Aracoiaba) sejam contratados ainda neste ano. 

Lula e Tufi Daher Filho 2
Legenda: Lula e Tufi Daher Filho discursam sobre agilidade nas obras da Transnordestina
Foto: Thiago Gadelha

Segundo a empresa, com o avanço nas obras, a operação em 2025 começará em fase de "comissionamento", isto é, de forma provisória. Os primeiros transportes de cargas terão prioridade para materiais como soja e farelo, milho e calcário.

O transporte será a partir do Terminal Intermodal de Cargas do Piauí até o Centro-Sul do Ceará, como explica Tufi Daher. No momento, Iguatu é o município mais estudado para receber o terminal cearense itinerante, que pode avançar para outras cidades conforme o andamento das obras.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados