Prova de vida do INSS será realizada no mês do aniversário do beneficiário a partir de 2022

A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até o fim deste ano

Escrito por Redação ,
INSS
Legenda: A prova de vida é um procedimento previsto em lei para evitar fraudes e pagamentos indevidos e acontece uma vez por ano
Foto: Natinho Rodrigues/Diário do Nordeste

A partir de 2022, os beneficiários do INSS terão que realizar a prova de vida no mês de aniversário. Atualmente, a obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até o fim do ano.

Dessa forma, os beneficiários que não realizaram a prova de vida de novembro de 2020 até dezembro de 2021 deverão realizar o procedimento em 2022 na própria agência bancária onde o segurado recebe o benefício ou por meio de biometria facial ou digital.

Veja também

A prova de vida é um procedimento previsto em lei para evitar fraudes e pagamentos indevidos e acontece uma vez por ano. Devem fazer a prova de vida os aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios assistenciais há mais de um ano. 

Ela pode ser feita pelo titular do benefício ou seu representante legal, como procurador, tutor, curador ou administrador provisório.

Confira o calendário:

  • Vencimento da comprovação em maio e junho/2021: nova prova de vida em janeiro de 2022
  • Vencimento da comprovação em julho e agosto/2021: nova prova de vida em fevereiro de 2022
  • Vencimento da comprovação em setembro e outubro/2021: nova prova de vida em março de 2022
  • Vencimento da comprovação em novembro e dezembro/2021: nova prova de vida em abril de 2022
  • Vencimento da comprovação em janeiro e fevereiro/2022: nova prova de vida em maio de 2022
  • Vencimento da comprovação em março e abril/2022: nova prova de vida em junho de 2022
  • Vencimento da comprovação em maio e junho/2022: nova prova de vida em julho de 2022
  • Vencimento da comprovação em julho/2022: nova prova de vida em agosto de 2022

Onde fazer a prova de vida

O cidadão pode comparecer presencialmente no banco onde recebe seu pagamento. Algumas instituições bancárias oferecem alternativas, como prova de vida pelo caixa eletrônico ou por aplicativos.

O beneficiário deve confirmar as opções disponíveis e o horário de funcionamento junto ao banco, pois algumas  instituições oferecem horários diferenciados para os beneficiários do INSS.

Prova de vida por biometria facial

Para ter acesso ao serviço, é preciso ter a biometria facial já cadastrada nos bancos de dados do TSE e Detran. O próprio sistema do Meu INSS informa ao usuário nos casos em que ele não pode realizar a prova de vida pelo aplicativo. 

Prova de vida domiciliar

As pessoas que se encontram acamadas, hospitalizadas, com dificuldades de locomoção, ou maiores de 80 anos podem solicitar prova de vida domiciliar. O pedido de agendamento deve ser feito pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS.

A pessoa que fizer o agendamento deve acompanhar o andamento do pedido pelos canais remotos (Meu INSS ou 135) e ficar atento para entregar, via Meu INSS, a documentação solicitada. A falta da documentação correta e completa pode inviabilizar a prestação deste serviço.

Como acessar o calendário de pagamento do INSS para 2022?

As datas dos benefícios estão disponíveis no site do INSS e no aplicativo Meu INSS mediante cadastro prévio do segurado. O calendário completo está disponível em formato PDF. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados