Produção de leite dispara 10,7% no Ceará; veja os municípios com maior volume

Pesquisa do IBGE aponta que o Ceará foi o estado nordestino que mais se destacou na pecuária leiteira

Escrito por Redação ,
Produtor tirando leite da vaca
Legenda: A produção de leite foi estimada em 1,1 bilhão de litros em 2022, número que representa crescimento de 10,7% na comparação com 2021
Foto: Fabiane de Paula / SVM

A produção da pecuária leiteira cearense disparou 10,7% em 2022, na comparação com 2021, segundo dados divulgados, nessa quinta-feira (21), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano passado, foi produzido 1,1 bilhão de litros de leite. Dentre os estados da Região Nordeste, o Ceará foi o que apresentou o maior aumento no volume total. 

Veja também

Entre os municípios cearenses, segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), Morada Nova seguiu na liderança, com produção de 96,0 milhões litros. Na comparação com o ano anterior, o IBGE verificou aumento de 35,2% na produção do município. 

Iguatu ficou em segundo lugar, com 60,3 milhões de litros de leite. O terceiro município foi Quixeramobim, com 54,4 milhões de litros. Em relação ao ano de 2021, observou-se crescimento significativo em Mombaça, que mais do que dobrou sua produção (113,0%), e em Jaguaretama, que registrou aumento de 32,8%.

Contudo, para o presidente da Federação da Agricultura do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, os dados não refletem bem a realidade do mercado local. 

"Crescemos bem, mas, nesse ano, em volume, foi pior do que o ano passado. Discordo desses números. Para nós, a maior cidade produtora é Quixeramobim. Às vezes, você manda leite para Morada Nova para envase, mas não deveria ser de lá, que só emite a nota fiscal", ponderou.

Produção deve crescer ainda mais em 2023

Ainda para 2023, Amílcar tem expectativa de crescimento da produção. "A Betânia recebe 40% do leite do Ceará, e expectativa é de que os números aumentem. Temos uma pecuária leiteira muito importante, mas temos algumas barreiras para serem enfrentadas, o preço está além do que deveria ser", observou. 

Veja também

Ele acrescentou que novo projeto da Faec, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae), deve incrementar de 400 a 500 mil litros de leite por dia no Estado. 

"Estamos distribuindo 2,5 mil prenhezes. No ano que vem, serão 5 mil prenhezes...Estamos falando de mais 15 a 20% do leite do Ceará só com melhoramento genético nos próximos quatro anos", disse.

Segundo o presidente da Faec, atualmente, há mais de 2 mil indústrias leiteiras no Ceará. O valor de produção dos principais produtos pecuários cearenses chegou a R$ 4,2 bilhões. A produção de leite concentrou 55,6% desse valor, seguida pela produção de ovos de galinha (41,3%). 

Pelo 5º ano seguido, Ceará lidera produção de camarão

A Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) também apontou que a produção de camarão criado em cativeiro no Estado chegou a 61,3 mil toneladas em 2022, número 9,1% maior que em 2021. O Ceará é o grande produtor nacional de camarão, com 54,1% do total produzido no País.

Aracati é o município cearense com a maior produção de camarão, totalizando 12,7 mil toneladas. O quantitativo representa 20,7% da produção estadual ou 11,2% da  nacional.
O segundo lugar no ranking é ocupado pelo município cearense de Jaguaruana. Dos 10 municípios com as maiores produções de camarão no país, oito estão no Ceará, indicando grande concentração da produção no Estado. 

Veja outros destaques da pesquisa: 

  • Produção de ovos bateu novo recorde com 284 milhões de dúzias;
  • Beberibe é o 5º lugar entre os municípios do país na criação de galinhas e também na produção de ovos de galinha.
  • O Estado do Ceará está em 4º lugar entre os maiores rebanhos de caprino (1,2 milhão) e de ovinos (2,5 milhões) no País;
  • A produção de mel segue aumentando no Ceará (4,4 mil toneladas);
  • Impulsionada por Jaguaribara, criação de peixes cresce (7,8 mil toneladas).
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados