Para 'bombar' vendas no Dia dos Namorados, comércio cearense sorteia carro e aposta no digital

Estratégias para alavancar vendas incluem e-commerce e promoções. Setor estima crescimento de 10%

Escrito por Lívia Carvalho , livia.carvalho@svm.com.br
Legenda: Shoppings têm horário de funcionamento ampliado a partir desta segunda-feira (7)
Foto: Camila Lima

Uma das datas que mais movimentam o comércio se aproxima. O Dia dos Namorados, comemorado no próximo sábado (12), deve alavancar as vendas do varejo neste ano, mesmo diante da crise desencadeada pela pandemia.  

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), Cid Alves, estima que o cenário favorável deste ano pode fazer com que as vendas superem 2019: um crescimento 5 a 10% pelo menos.  

“Ao contrário do ano passado, este ano temos estoque de mercadorias, preços mais baixos e maiores prazos de pagamentos. Um cenário totalmente diferente do que vimos em 2020, quando ainda estávamos começando o processo de reabertura das atividades”, afirma.  

Veja também

Abertura mais cedo 

Contudo, para Alves, o desempenho poderia ser ainda melhor com a abertura mais cedo das lojas de rua e dos shoppings. Os atuais horários de funcionamento, determinados pelo decreto estadual, são: de 10h às 19h para o comércio de rua, e de 12h às 22h para shoppings.  

O que é praticado atualmente não é comum, principalmente no Centro. Abrir apenas às 10h prejudica lojistas e consumidores, tanto pela insegurança quanto pelo próprio histórico de movimentação na região"
Cid Alves
presidente do Sindilojas

Sorteios e promoções 

Para aquecer o mercado, há ainda a aposta em ações promocionais. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL de Fortaleza), por exemplo, realiza a terceira edição da campanha “Centro Premiado”, que vai sortear um carro 0 km e cinco TVs 43’.  

Para participar, o consumidor deve fazer uma compra no valor mínimo de R$ 30,00 em uma das lojas participantes do Centro e da Av. Monsenhor Tabosa, disponíveis no site da CDL, até o dia 15 de junho. A cada compra nesse valor, o cliente ganha um cupom. 

De acordo com Assis Cavalcante, presidente da CDL Fortaleza, a data tem sido ainda melhor que o Dia das Mães para o setor, já que são dois presentes comprados. O valor médio das vendas, ainda segundo Cavalcante, está em torno de R$ 100 a 200.  

Com isso, a expectativa é de crescimento de 29,4% do volume das vendas em comparação ao mesmo período do ano passado, o que corresponde a R$ 1,8 bilhão no varejo brasileiro em 2021, conforme projeções baseadas em dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de âmbito nacional. 

Temos uma expectativa que teremos vendas semelhantes a 2019. No ano passado, o resultado foi muito ruim. Agora, já passamos alguns dias parados, mas já voltamos e há uma maior circulação nas lojas. Essa data vai ser fundamental para o faturamento do ano”
Assis Cavalcante
presidente da CDL - Fortaleza

Vendas online  

Mesmo com a ampliação do horário do funcionamento de shoppings, anunciada na última sexta-feira (4) pelo governador Camilo Santana, o RioMar Fortaleza segue apostando nas vendas online para o período. Além disso, o centro comercial disponibiliza catálogos eletrônicos com dicas de presentes no valor de até R$ 50.  

“O consumo para essa data é sempre bem diversificado, mas em geral e, seguindo as recentes pesquisas para este ano, os presentes devem variar entre os segmentos de moda e acessórios, itens esportivos, cosméticos e perfumaria, eletrônicos e livrarias”, aponta o superintendente regional do RioMar, Gian Franco.  

Segundo Franco, a expectativa para as vendas deste ano é positiva e deve superar o ano passado, quando lojas físicas estavam iniciando processo de reabertura.

Com o atual funcionamento, agora liberado até às 22h, além do fortalecimento das vendas na internet pela nossa plataforma RioMar Online, nossa expectativa é otimista quanto a data"
Gian Franco
superintendente do RioMar Fortaleza

Os consumidores do shopping podem ainda participar de ação promocional. A cada R$ 200,00 em compras cadastradas no aplicativo do shopping na sessão da promoção, terá sorteios para brincadeira interativa da “Cabine Sim ou Não”, concorrendo a 100 prêmios como: assistente virtual Alexa, leitor de livro Kindle, aspirador robô, etc.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados