Nova empresa aérea, ITA inicia operações em Fortaleza hoje

Companhia do Grupo Itapemirim opera com aeronaves Airbus A320, com capacidade para transportar até 162 passageiros

Legenda: Voos da ITA serão em aeronaves Airbus A320
Foto: Divulgação

Em atividades desde o dia 1º de julho deste ano, a Itapemirim Transportes Aéreos expande atuação e inicia operações na Capital cearense neste domingo (1º). A nova companhia aérea realiza voos regulares com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com escala em Natal (RN). 

A empresa, que faz parte do Grupo Itapemirim, referência no mercado de transportes brasileiro, incorpora, ainda, a partir do dia 16 de agosto, voos diretos para o Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto do Galeão. 

Além de Fortaleza, outros quatro destinos recebem a operação da empresa a partir de domingo: Florianópolis (SC), Maceió (AL), Natal (RN) e Recife (PE) e novos destinos deverão implementados em breve.  

De acordo com Adalberto Bogsan, diretor-executivo da ITA, a ampliação da malha aérea é um desejo constante na missão de democratizar o transporte aéreo nacional.  

“Por isso, Fortaleza sempre esteve nos planos iniciais da companhia, dado sua importância regional e como destino de viagens, seja para férias e lazer, como também por ser o polo econômico do Estado. Também queremos contribuir, com os nossos voos e diferenciais, para a retomada das viagens de negócios na capital cearense”, afirma o executivo. 

A cobertura da ITA já está nos aeroportos de São Paulo-Guarulhos (SP), Brasília (DF), Belo Horizonte-Confins (MG), Rio de Janeiro-Galeão (RJ), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Salvador (BA) e Curitiba (PR).  

Detalhes da operação 

Os voos da empresa são realizados por aeronaves Airbus A320, com capacidade para transportar até 162 passageiros. Em Fortaleza, a ITA opera com 15 colaboradores, entre contratados terceirizados. 

Segundo o executivo, um dos diferenciais dos voos é oferecer conforto ao passageiro, já que a aeronave tem 18 assentos a menos em relação à configuração máxima do modelo. 

As aeronaves da ITA foram customizadas e reconfiguradas para oferecer mais espaço entre as poltronas. Assim, todas as fileiras de assentos estão dentro dos padrões da categoria A do selo Anac de conforto. Os passageiros terão entre 79 cm e 107 cm de espaço, dependendo da localização do assento dentro da aeronave
Adalberto Bogsan
Diretor-executivo da ITA

Com preços competitivos, a companhia oferece ainda despacho gratuito de bagagem para todas as classes e tarifárias e marcação de assento sem custo adicional.

Expansão e investimento  

Mesmo diante da crise que as aéreas viveram ano passado por causa da pandemia e a ainda recente retomada da economia após a segunda onda, o Grupo investe na aérea com uma expectativa quanto ao retorno do turismo no Brasil.  

"As previsões que acompanhamos indicam que, conforme a vacinação vai avançando pelas faixas etárias, há um aumento na procura de viagens para o segundo semestre de 2021. Segundo dados da Anac divulgados recentemente, a demanda por voos domésticos cresceu quase 20% em junho, se comparado a maio”.  
Adalberto Bogsan
diretor-executivo da ITA

Com recém-completados um mês, a companhia já planeja uma expansão internacional em 2023. “Esse plano existe, mas ainda é cedo para falarmos sobre ele. Hoje, o nosso foco está 100% dedicado ao crescimento da companhia no mercado aéreo doméstico”.  

Quero receber conteúdos exclusivos sobre negócios