Agro Automóvel Papo Carreira Tecnologia

Nova empresa aérea, ITA inicia operações em Fortaleza hoje

Companhia do Grupo Itapemirim opera com aeronaves Airbus A320, com capacidade para transportar até 162 passageiros

Escrito por
Lívia Carvalho livia.carvalho@svm.com.br
Legenda: Voos da ITA serão em aeronaves Airbus A320
Foto: Divulgação

Em atividades desde o dia 1º de julho deste ano, a Itapemirim Transportes Aéreos expande atuação e inicia operações na Capital cearense neste domingo (1º). A nova companhia aérea realiza voos regulares com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com escala em Natal (RN). 

A empresa, que faz parte do Grupo Itapemirim, referência no mercado de transportes brasileiro, incorpora, ainda, a partir do dia 16 de agosto, voos diretos para o Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto do Galeão. 

Veja também

Além de Fortaleza, outros quatro destinos recebem a operação da empresa a partir de domingo: Florianópolis (SC), Maceió (AL), Natal (RN) e Recife (PE) e novos destinos deverão implementados em breve.  

De acordo com Adalberto Bogsan, diretor-executivo da ITA, a ampliação da malha aérea é um desejo constante na missão de democratizar o transporte aéreo nacional.  

“Por isso, Fortaleza sempre esteve nos planos iniciais da companhia, dado sua importância regional e como destino de viagens, seja para férias e lazer, como também por ser o polo econômico do Estado. Também queremos contribuir, com os nossos voos e diferenciais, para a retomada das viagens de negócios na capital cearense”, afirma o executivo. 

A cobertura da ITA já está nos aeroportos de São Paulo-Guarulhos (SP), Brasília (DF), Belo Horizonte-Confins (MG), Rio de Janeiro-Galeão (RJ), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Salvador (BA) e Curitiba (PR).  

Detalhes da operação 

Os voos da empresa são realizados por aeronaves Airbus A320, com capacidade para transportar até 162 passageiros. Em Fortaleza, a ITA opera com 15 colaboradores, entre contratados terceirizados. 

Segundo o executivo, um dos diferenciais dos voos é oferecer conforto ao passageiro, já que a aeronave tem 18 assentos a menos em relação à configuração máxima do modelo. 

As aeronaves da ITA foram customizadas e reconfiguradas para oferecer mais espaço entre as poltronas. Assim, todas as fileiras de assentos estão dentro dos padrões da categoria A do selo Anac de conforto. Os passageiros terão entre 79 cm e 107 cm de espaço, dependendo da localização do assento dentro da aeronave
Adalberto Bogsan
Diretor-executivo da ITA

Com preços competitivos, a companhia oferece ainda despacho gratuito de bagagem para todas as classes e tarifárias e marcação de assento sem custo adicional.

Expansão e investimento  

Mesmo diante da crise que as aéreas viveram ano passado por causa da pandemia e a ainda recente retomada da economia após a segunda onda, o Grupo investe na aérea com uma expectativa quanto ao retorno do turismo no Brasil.  

"As previsões que acompanhamos indicam que, conforme a vacinação vai avançando pelas faixas etárias, há um aumento na procura de viagens para o segundo semestre de 2021. Segundo dados da Anac divulgados recentemente, a demanda por voos domésticos cresceu quase 20% em junho, se comparado a maio”.  
Adalberto Bogsan
diretor-executivo da ITA

Com recém-completados um mês, a companhia já planeja uma expansão internacional em 2023. “Esse plano existe, mas ainda é cedo para falarmos sobre ele. Hoje, o nosso foco está 100% dedicado ao crescimento da companhia no mercado aéreo doméstico”.  

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados