Marco legal para produção de hidrogênio verde é aprovado no Senado

Incentivos fiscais à produção de hidrogênio verde também foram aprovados

Escrito por Diário do Nordeste/Agência Brasil ,
Hidrogênio Verde
Legenda: Incentivos fiscais para o setor devem chegar a R$ 18,3 bilhões
Foto: Shutterstock

O Senado aprovou nesta quarta-feira (19) o texto-base do projeto de lei que estabelece o marco regulatório para a produção do hidrogênio de baixa emissão de carbono e determina incentivos fiscais e financeiros para o setor. A previsão é que os incentivos fiscais para o setor cheguem a R$ 18,3 bilhões. 

O projeto estabelece a política nacional para o hidrogênio de baixa emissão de carbono, incluindo o Programa Nacional do Hidrogênio, o Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (PHBC), o Sistema Brasileiro de Certificação do Hidrogênio e o Regime Especial de Incentivos para a Produção de Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (Rehidro).

Veja também

Antes de chegar ao Plenário, o assunto foi discutido no Senado pela Comissão Especial do Hidrogênio Verde. O presidente da comissão, o senador Cid Gomes (PSB-CE), enfatizou que todos os estados brasileiros possuem potencial para produzir hidrogênio com baixa emissão de carbono, aproveitando diversas fontes de energia.

"O Brasil tem o potencial para se destacar globalmente na liderança da questão do hidrogênio com baixa emissão de carbono", declarou. Os destaques apresentados pelos senadores ao projeto serão votados na próxima sessão.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados