Mais cruzeiros devem chegar ao Ceará com nova administração no terminal do Mucuripe, projeta Setur

Eventos esportivos das modalidades de kitesurf e skate também estão na mira da pasta

Escrito por Paloma Vargas , paloma.vargas@svm.com.br
Aumento de rotas de cruzeiros parando no Ceará é meta da Setur
Legenda: Aumento de rotas de cruzeiros parando no Ceará é meta da Setur
Foto: Paulo Roberto

A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) está apostando no trabalho da nova administração do terminal de passageiros do Porto do Mucuripe para incrementar o turismo marítimo no Estado. A afirmação é da secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, em visita à redação do Diário do Nordeste nesta sexta-feira (8). Reuniões já foram feitas com o Grupo ABA Infra para tratar de melhorias no setor.

"A nova administradora do terminal marítimo têm um know how que vai facilitar muito esse processo. Com isso, estamos em tratativas para que algumas rotas que só passam pelo estado do Ceará que elas parem aqui."

Veja também

Ela comenta que uma das melhorias que já está sendo estuda é a dos acessos ao terminal. “A Companhia das Docas, responsável pela administração do Terminal Marítimo de Passageiro de Fortaleza, está preparando uma licitação para melhorar esse acesso e falando com as associações de taxistas e de outros serviços, porque o turista tem que chegar e ser bem atendido, se sentir seguro.”

Yrwana também pondera que é preciso ter um trabalho específico para o turista que chega no Ceará por meio de cruzeiro, por conta da característica de ter passeios em um curto espaço de tempo.

O nosso desafio desse turista de cruzeiro é que ele fique com um gostinho de quero mais, que ele queria, nas próximas férias, vir direto para Fortaleza e conhecer o nosso estado"  
Yrwana Albuquerque
Secretária do Turismo do Ceará

Ainda sobre a temporada de cruzeiros, que encerra no próximo mês, a secretária afirma que houve um incremento de viagens, em relação ao ano passado, mas não soube precisar os números. "Mas nosso objetivo, claro, é trabalhar para o crescimento desse potencial e também de atualizar a nossa legislação marítima, porque também é uma estratégia nossa que se possa estar utilizando essa nossa faixa de litoral, que é vasta, mas se utiliza ainda pouco."

Turismo esportivo também é uma aposta

A secretária comenta que o ano de Olimpíadas tem colocado luz na possibilidade de se aumentar ainda mais o turismo esportivo. Ela comenta que o Ceará já é conhecido internacionalmente por praticantes de kitesurf, mas que ainda há espaço para o crescimento do setor.

"Já estamos montando uma divulgação do estado que será feita na Casa Brasil, pela Embratur, em Paris, durante o período das Olimpíadas. Com isso, queremos nos tornar ainda mais referência para o esporte e que ele nos traga mais turistas. Temos o litoral preparado, com ótima gastronomia, hotelaria, beach clubes, ou seja, uma estrutura excelente para receber essas pessoas."  

Outro esporte que está na mira da Setur para atrair turistas é o skate. Yrwana revela que já há conversas e tratativas para que se construa equipamentos modernos e com padronizações internacionais para se atrair campeonatos de skate, que também é esporte olímpico e tem ganhado destaque e adeptos no mundo todo.

"Com isso traríamos mais pessoas que viajam e fazem turismo por conta do esporte e ainda estaríamos fomentando a formação dos nossos atletas." 

Concessão do Terminal Marítimo

O Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) foi arrematado em agosto de 2023 pelo grupo ABA Infra. Pelo prazo de 25 anos, a empresa deve administrar o equipamento, com previsão de investimento de cerca de R$ 4 milhões.

A concessão da área de movimentação de passageiros e atividades de entretenimento diminui os gastos portuários com manutenção, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Entre os planos da nova administradora, está melhorar a infraestrutura tecnológica e de informação do terminal. O grupo planeja incluir Fortaleza em rotas de cruzeiros internacionais.  

 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados