Governo descarta privatização total do Porto de Fortaleza

Terminal Marítimo de Passageiros foi arrendado para a iniciativa privada

Escrito por Redação ,
Porto de Fortaleza
Legenda: Porto de Fortaleza, no Mucuripe, tem como destaque a movimentação de combustíveis e trigo
Foto: Fabiane de Paula

O Governo Federal descarta a privatização total do Porto de Fortaleza, segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que visitou o equipamento nesta quinta-feira (7) em uma agenda sobre o leilão do terminal de passageiros

"A orientação é a não privatização do porto. O que vamos fazer é melhorar a governança do porto e buscar parceiros privados, como hoje já existem. Na verdade, são os parceiros privados que fazem a operação", afirmou Costa Filho.

Segundo o ministro, há planos para investir na infraestrutura do porto, principalmente na dragagem e no acesso ao equipamento. "A gente está trabalhando o investimento de uma nova área de concessão que vai dar um recebível de investimento de mais de R$ 350 milhões", disse. 

A Companhia Docas do Ceará, empresa pública vincula ao Ministério de Portos e Aeroportos, é a autoridade portuária do Porto de Fortaleza. 

Arrendamento do Terminal Marítimo 

O ministro Silvio Costa Filho e o diretor-presidente da Companhia Docas, Lucio Gomes, assinaram o termo de compromisso sobre o leilão do Terminal Marítimo de Passageiros, realizado em 11 de agosto de 2023.

Veja também

A área de movimentação de passageiros e atividades de entretenimento está em processo de concessão ao grupo ABA Infra pelo prazo de 25 anos. O equipamento incluiu a capital cearense na rota de cruzeiros internacionais.

O ministério aproveitou a agenda para anunciar um investimento de R$ 3,2 milhões no equipamento. Segundo Companhia Docas, o terminal precisa de obras de restauração para voltar ao padrão de quando foi inaugurado. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados