Estrutura de Aracati agrada setor
Aracati. Pela primeira vez na unidade da TAM Aviação Executiva de Aracati, o técnico de manutenção Jorge Luiz Moreira, o Bobó, responsável pelo terceiro jato a ser revisado no hangar, contou que a estrutura do equipamento já é notícia entre os pilotos. De Salvador, onde coordenada os voos de uma famosa cantora de Axé, ele soube da base cearense por uma amigo de Recife, responsável pelo jato de um empresário do setor de shoppings, que indicou Aracati com muitos elogios.
>Hangar deve ser o primeiro a atender helicópteros
"Ele me ligou e perguntou se eu já tinha vindo aqui e eu disse que não. Na primeira oportunidade que tive, nem pensei duas vezes", revela, acrescentando que "é muito melhor você vir para cá do que enfrentar aquela poluição e engarrafamento de São Paulo". Segundo contabilizou, as horas de voos para Fortaleza são menores quando comparada à ida para o Sudeste, o que diminui significativamente os custos de deslocamento dele, além de "ainda poder ir ali na praia, comer um camarãozinho, tomar alguma coisa".
Atendimento
Bobó elogia ainda a estratégia da TAM AE de trazer os profissionais conhecidos dos clientes para o Ceará durante os primeiros atendimentos. Segundo conta, "aqui, os que chegam são privilegiados, pois assim que chego sou o primeiro a ser atendido, enquanto lá em São Paulo eu enfrento uma fila de 50 jatinhos".
Assim que desembarca no hangar, o proprietário ou responsável pela revisão recebe uma ordem de serviço emitida pela equipe da TAM AE. Em seguida, após a autorização para realizar o serviço, dois mecânicos, um coordenador, um supervisor e um responsável iniciam os trabalhos. Pela regra, segundo explica o diretor de Manutenção Roberto Fajardo, um realiza o trabalho e os demais vão revisando os reparos feitos.
"Não tem acostamento no ar, então, tudo aqui é estrita e rigorosamente bem feito", garante, contando que até as ferramentas seguem um padrão de liberação diferenciado. Cada peça retirada do almoxarifado passa por um leitor de código de barras onde são informados os técnicos que solicitam e para qual serviço será usada. Ao devolver, o mesmo procedimento é feito.
Potencial internacional
Para Bobó, Aracati tem potencial de ampliar a gama de clientes também pelo clima e a proximidade com a praia. Segundo defende, o boca a boca pode fazer com que Aracati torne-se um centro bastante movimentado, podendo expandir os serviços para voos internacionais, como planeja a TAM AE e também o governo do Estado, através do planos de concessões ainda em formatação.