Empresa norte-americana tem interesse em construir data center no Ceará, diz Elmano
Segundo Elmano, governo quer realizar missão aos Estados Unidos para prospectar investidores de tecnologia.
Uma empresa norte-americana de processamento de dados procurou o Governo do Ceará demonstrando interesse em instalar um data center no Ceará.
A informação foi dada pelo governador, Elmano de Freitas (PT), em entrevista à Rádio Verdinha FM, na manhã desta segunda-feira (15).
Segundo ele, a multinacional procurou o secretário da Fazenda do Estado, Fabrízio Gomes, pedindo uma conversa oficial com o governo.
"É uma grande empresa de processamento de dados que quer conversar aqui conosco", disse Elmano.
Ele ainda reforçou que o Ceará tem chamado a atenção por ter excesso de energia e a conexão de 16 cabos submarinos.
Descobriram que o Ceará tem excesso de energia, tem 16 cabos de fibra ótica, e a água, o governador está resolvendo com água de esgoto (reúso). Então, é um processo de ganha, ganha. Ganham os empresários, ganha o povo cearense com os empregos, ganha o governo porque vai melhorando a vida do nosso povo".
Reunião para prospectar novos investidores
Por conta do potencial do estado para a instalação dessas empresas, o governador afirmou que está em contato com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), para realizar essa articulação.
"Nós achamos que há uma possibilidade de fazer uma grande reunião com investidores nessa área nos Estados Unidos para apresentar e divulgar mais o Ceará, nessa perspectiva de receber os data centers", disse.
Ele explicou que o contato com a Apex é para que se tenha um levantamento de quais fundos de investimento e empresas norte-americanas estariam interessadas, neste primeiro momento, para essa apresentação do estado.
"A partir dessa informação, conversaremos com o empresariado para fazermos uma missão lá (nos Estados Unidos)".
Veja também
Estratégia de investimento na Índia
Além dos Estados Unidos, o governador destacou que o Ceará planeja uma missão na Índia.
Elmano mencionou que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está organizando uma missão para março de 2026, e que o governo estadual encomendou um estudo do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) em parceria com o laboratório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) para analisar as possibilidades na economia indiana.
"É 1,4 bilhão de pessoas e o Brasil vai fazer um esforço grande de entrar nesse mercado e nós do Ceará achamos que temos que estar junto e vamos participar da missão com o presidente Lula", completou.