Dólar sobe para R$ 5,62 após Trump anunciar tarifas de 50% ao Brasil
Por volta das 16 horas desta quinta-feira (10), o dólar operava em alta de 0,76%
Após Donald Trump anunciar, na noite desta quarta-feira (9), taxa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1° de agosto, o dólar subiu para R$ 5,62. Por volta das 16 horas desta quinta-feira (10), o dólar operava em alta de 0,76%.
A Ibovespa, acompanhado a reação dos mercados, registrou uma queda de 0,54%. De acordo com o portal g1, a Embraer, empresa aeroespacial multinacional brasileira, também foi prejudicada pelo anúncio do norte-americano, tendo uma queda de 3% de suas ações.
Ainda na noite de quarta, em reposta a taxa, o presidente Lula da Silva (PT) se manifestou afirmando que qualquer ação será respondida com a lei brasileira.
“Qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica”, afirmou Lula em texto publicado nas suas redes sociais.
Veja também
MOTIVAÇÕES DE TRUMP
No texto de anúncio da taxa, Trump criticou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que o republicano classificou como uma "caça às bruxas".
Na carta endereçada ao presidente Lula, o político ainda condenou o tratamento dado a Bolsonaro como uma "vergonha internacional", acrescentando que o julgamento "não deveria estar acontecendo".
Durante a manhã do mesmo dia, Trump já havia falado que iria anunciar uma tarifa referente ao Brasil, pois o país "não tem sido bom" para a nação norte-americana.
“O Brasil, por exemplo, não tem sido bom conosco, nada bom. [...] Vamos divulgar um número referente ao Brasil ainda esta tarde ou amanhã de manhã", informou Trump a repórteres durante evento com líderes da África Ocidental na Casa Branca.
Na mesma data, o presidente dos EUA começou a enviar sua segunda leva de cartas para notificar parceiros comerciais.