Como aproveitar as melhores ofertas da Black Friday sem cair em ciladas
O grande fluxo de vendas e descontos podem encobrir o risco de cair em golpes e ter dados pessoais clonados, saiba como se proteger.
A Black Friday acontece mundialmente no dia 27 de novembro e deve ter um gosto especial para o comércio em 2020.
Com a pandemia de Covid-19 e a necessidade de isolamento social rígido, a iniciativa pode ser uma das grandes aliadas da retomada econômica, mas exige cuidado dos consumidores.
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O grande fluxo de promoções e os descontos exorbitantes pode ser uma cortina de fumaça para esconder distorções nos preços - conhecida jocosamente como "metade do dobro” - e até golpes envolvendo dados pessoais.
Para ajudar a sanar dúvidas sobre a assunto, o Diário do Nordeste elaborou uma lista esclarecendo perguntas frequentes sobre a Black Friday. Confira:
- Como saber se o desconto oferecido no produto é real?
Monitore previamente. Se você já pretende comprar algum produto específico e está esperando a oportunidade da Black Friday para conseguir um bom preço, é importante monitorar os valores antes, para saber exatamente o que é desconto ou não.
- Como saber se um site é confiável?
Procure conhecer clientes anteriores, mesmo que seja na internet. É importante ler as avaliações e as experiências de compra das pessoas que já utilizaram o site. Isso evita que você seja atingido por um problema recorrente.
- Vale mais a pena comprar na loja ou no site?
É necessário antes de decidir o modelo (presencial ou online) fazer o custo total da compra. A maior parte das lojas cobram taxas de envio e nelas podem estar embutidos os descontos oferecidos no produto. Por isso é importante, sempre que possível, comprar os dois preços.
- Posso trocar produtos comprados na Black Friday?
Depende. As lojas não são obrigadas a realizar troca de produtos sem que haja defeito, por isso é importante procurar pelas as políticas de compra, mesmo que elas estejam nas letras pequenas.
- O que posso fazer para evitar cair em golpes?
Alguns cuidados precisam ser adotados independente da época do ano, mas devem ser redobrados em períodos de grande fluxo de compras, como a Black Friday. São eles: se possível, utilizar cartão virtual; não utilizar wi-fi público para realizar compras e checar a procedência de emails, principalmente aqueles que vão parar no spam.