Com mais de 12 mil salões de beleza, Fortaleza tem um estabelecimento para cada 200 habitantes

Em 2024, foram abertos 1.873 empresas no setor da beleza na capital cearense

Escrito por
Mariana Lemos mariana.lemos@svm.com.br
foto de barbeiro Nando Souza
Legenda: Fortaleza tem um estabelecimento de beleza para cada 200 habitantes, conforme dados do Sebrae
Foto: Davi Rocha

Foi-se o tempo que os salões de beleza realizavam apenas serviços para cabelo e unhas. Os estabelecimentos de beleza estão cada vez mais completos, com serviços de estética corporal e até tratamentos de saúde.

Em Fortaleza, há um estabelecimento de beleza para cada 200 habitantes. São 12.185 empresas ativas no segmento de cabeleireiros, manicure e pedicure, segundo dados do Sebrae. As informações da Capital estão acima da média nacional, que é de um salão para 248 habitantes.   

Um desses negócios é gerido pelo maranhense Fernando Souza, de 30 anos. Ele chegou ao Ceará para trabalhar em uma galeteria e não imaginava que teria a vida transformada pelo mundo da beleza

Em 2017, ele comprou uma 'banca de barbeiro' de um amigo e decidiu começar a cortar cabelos em uma calçada do bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza, próximo ao seu local de trabalho.

Os serviços como barbeiro começavam às 16h, após finalizar o expediente na preparação de frangos, e se prolongavam até meia-noite. “Foi muito difícil no início porque eu não tinha clientela, as pessoas diziam que eu não sabia cortar cabelo, mas aos poucos fui conseguindo”, lembra.

Nando Souza
Legenda: Nando Souza cortava cabelos no meio de calçada do Antônio Bezerra até conseguir montar o próprio negócio
Foto: Davi Rocha

Fernando conta que aprendeu técnicas de corte por tutorais no YouTube e com dicas de amigos barbeiros. Ele seguiu cortando cabelos na calçada, na sombra de uma árvore, por cerca de um ano e meio. 

Em meados de 2018, Fernando conseguiu investir no próprio espaço físico para a barbearia, ainda na mesma rua, e largou o trabalho na galeteria. Com o próprio ponto, o maranhense viu a demanda pelos serviços aumentar. 

“Graças a Deus, atendo na média de mil clientes por mês. Agora tem uma pessoa trabalhando comigo e vou colocar mais outra pessoa. Procuramos dar mais qualidade para o cliente, mais conforto, atendimento 100%”, comenta. 

Com o bom andamento do negócio, o maranhense conseguiu comprar o carro próprio e está prestes a adquirir um apartamento. Ele celebra como o investimento na própria barbearia tem dado retorno e melhorado as condições de vida da sua família.

“Eu comecei a investir no meu ponto do zero, não tinha ar-condicionado, não tinha nada. Hoje temos ar, comidas, café e até cerveja, é muito confortável”, celebra. 

foto de barbearia
Legenda: Estabelecimentos de beleza precisam oferta uma variedade cada vez maior de serviços
Foto: Davi Rocha

CUSTO INICIAL É BAIXO PARA SERVIÇOS DE BELEZA

O custo inicial para abrir um salão de beleza ou barbearia costuma ser menor em comparação a outros tipos de negócios, avalia Valmir Conde, coordenador da Consultoria Estratégica de Negócios da Strong Business School. A profissionalização, por exemplo, é viável a partir de cursos de baixo custo e duração. 

“Há opções para todos os gostos e bolsos, desde serviços mais simples até pacotes de luxo. Há também uma modernização e uma segmentação do setor com as barbearias que têm espaço de confraternização e lazer aos clientes”, aponta

Veja também

Outro benefício dos empreendimentos de beleza é que são baseados em serviços recorrentes, com fluxo constante de receita a partir da fidelização de clientes. 

“O setor de salões de beleza é um setor pujante capaz de se manter rentável, mesmo em tempos de crise, graças à demanda constante por cuidados pessoais, à diversidade de serviços oferecidos e à capacidade de adaptação e fidelização do público”, avalia. 

Em 2024, foram abertos 1.873 empresas no setor da beleza em Fortaleza. O crescimento registrado foi acima da média em 2022, quando 2.316 empresas do segmento foram abertas na Capital.

Valmir Conde destaca que o setor conseguiu se recuperar da pandemia de Covid-19 em tempo recorde. Durante o isolamento, os estabelecimentos precisaram oferecer serviços em casa e em horários mais flexíveis. 

“O segmento continua entre os três que mais abrem empresas, ficando atrás somente do comércio varejista de roupas e o de promoção de vendas. A recuperação do setor em Fortaleza reflete uma tendência nacional, onde os salões estão gradualmente retomando seus níveis de faturamento. No entanto, é importante notar que alguns desafios persistem”, aponta. 

DIVERSIDADE DE SERVIÇOS 

A cabeleireira Cícera Sousa também realizou o sonho de montar o próprio negócio recentemente. Ela começou a vida profissional como técnica de enfermagem, função que exerceu por 12 anos, mas decidiu explorar uma nova profissão. 

“Em meio à busca por algo que realmente me completasse, fiz um curso de cabeleireira profissional. Foi amor à primeira vista! Descobri um mundo fascinante no universo da beleza e decidi me aprofundar ainda mais”, explica.

foto de Cícera Sousa, cabeleireira em Fortaleza
Legenda: Cícera Sousa passou sete anos trabalhando em casa até montar o próprio salão de beleza
Foto: Arquivo Pessoal

Inicialmente, ela montou um espaço para atendimento em casa. Com sete anos de planejamento, conseguiu inaugurar o próprio salão, no bairro Montese, e crescer o empreendimento. 

O estúdio oferece uma variedade de serviços além de corte, pintura e tratamentos para cabelo. O studio Cícera Sousa tem cuidados de estética corporal e facial, como design de sobrancelha, cílios e unhas. 

Ampliar a cartela de serviços é uma das exigências que impacta o setor da beleza, explica Raquel Lima, professora do curso de Estética e Cosmética da Unifor. 

Ela ressalta que a população tem se preocupado cada vez mais com o bem-estar, aliando cuidados com beleza e saúde. Uma das áreas valorizadas é a da terapia capilar, que trata da saúde do couro cabeludo. 

“Quando tenho um couro cabeludo saudável, o cabelo que vai ser produzido naquele couro cabeludo já vai ser um cabelo mais resistente, um cabelo mais macio, um cabelo mais brilhoso. No pós-pandemia, muitas disfunções de couro cabeludo começaram a surgir com mais frequência, como dermatite, queda e psoríase”, afirma. 

A professora destaca a necessidade de os estabelecimentos acompanharem as tendências do mercado. “A cada dia as pessoas têm se preocupado mais com a aparência, o bem-estar, estar bem consigo mesmo. Os procedimentos vão agir na melhora da qualidade de vida e da autoestima”, aponta. 

Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados