Ceará tem a 2º maior expansão de produção industrial do Brasil em outubro
Pesquisa divulgada pelo IBGE mostra desempenho do setor em estados brasileiros
Setor forte da economia cearense, a produção industrial do estado teve alta de 4,1% no mês de outubro em comparação a setembro. Com o resultado, o Ceará se coloca com a segunda maior produção do Brasil durante o período. Alta acumulada no ano foi de 8,9% no Ceará.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (9) de pesquisa realizada em 15 locais pesquisados.
Veja também
Entre os estados, Mato Grosso apresentou o melhor desempenho, de 4,8%. Por sua vez, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Pará e Santa Catarina tiveram recuo no mesmo período.
O monitoramento também analisou a produção industrial da Região Nordeste, que teve crescimento de 5,1%. Contudo, o desempenho do Brasil foi negativo (-0,6%).
Veja o desempenho dos estados:
- Mato Grosso: 4,8%
- Ceará: 4,1%
- Bahia: 2,7%
- Rio Grande do Sul: 2,7%
- Pernambuco: 1,6%
- Paraná: 0,6%
- Amazonas: 0,4%
- Rio de Janeiro: 0,1%
- Goiás: 0
- Espírito Santo: -1%
- São Paulo: -3,1%
- Minas Gerais: -3,9%
- Pará: -4,2%
- Santa Catarina: -4,7%
Desempenho dos itens
Apesar do bom desempenho, em relação a outubro de 2020, a indústria cearense registrou queda de -9,8%. Nessa comparação, as maiores altas foram registradas na fabricação de produtos de minerais não-metálicos (3,9%) e na fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (3,4%).
Já as maiores quedas foram registradas na fabricação de outros produtos químicos (-24,0%), preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (-19,1%) e a confecção de artigos do vestuário e acessórios (-16,1%).