Ceará poderá ter mais duas cidades com sinal de 5G a partir de segunda-feira (31); veja quais são

Decisão foi comunicada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

Escrito por Redação ,
Torre 5G
Legenda: Segundo a Anatel, mais cidades devem ser contempladas pela ativação do 5G nas próximas semanas
Foto: Shutterstock

Mais duas cidades cearenses poderão ter o sinal de 5G ativados a partir de segunda-feira (31). Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em comunicado feito na última quarta (26), Camocim e Canindé, no interior do Estado, que têm faixa de 3,5 GHz, poderão solicitar a utilização de estações do 5G standalone.

O órgão nacional explica, porém, que a liberação não significa que as redes de 5G serão instaladas imediatamente nas localidades. Isso porque a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora do serviço.

A decisão tomada pelo Governo abrange municípios onde a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku e concluiu as ações necessárias para desocupar esta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), já tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências nas estações do FSS impactadas.

Portanto, quem recebe as transmissões do sinal aberto pela antena parabólica precisará adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências.

Além disso, conforme a Anatel, os inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar um kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF. Os novos equipamentos serão instalados mediante agendamento.

Veja também

Ampliação da cobertura

A decisão recente da Anatel contempla 1.712 municípios brasileiros com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone, o que alcança cerca de 145 milhões de pessoas, 69,3% da população total do País.

Para os próximos meses, mais cidades terão a faixa liberada de forma antecipada.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados