Ceará assina memorando para produção de hidrogênio verde e eletromobilidade

A implantação de uma fábrica de ônibus e caminhões elétricos a bateria e hidrogênio está entre os objetivos para produção de energia limpa no Estado

Escrito por Redação ,
Governadora Izolda Cela assina memorando para produção de hidrogênio verde e eletromobilidade
Foto: Divulgação/Governo do Estado do Ceará

A governadora Izolda Cela, acompanhada do secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, assinou dois memorandos para a produção de energia limpa no Ceará na tarde de quinta-feira (14).

O 19º memorando para produção de hidrogênio verde, com a empresa Enel Green Power, e outro de eletromobilidade urbana em Fortaleza com a implantação de uma fábrica de ônibus e caminhões elétricos a bateria e hidrogênio, com a empresa Higer Bus.

Veja também

"O desenvolvimento do País passa necessariamente pela redução das desigualdades regionais. Por isso acreditamos que o futuro do Brasil passa pelo Nordeste e pelo Ceará com a assinatura desses memorandos que contribuem para o desenvolvimento econômico da nossa região e com o projeto de produção de uma energia limpa", afirmou a governadora Izolda Cela.

Hidrogênio verde

A Enel pretende desenvolver, a curto prazo, o projeto Green Hydrogen Fortaleza, com capacidade instalada, em uma primeira fase, de até 400MW de eletrolisadores.

"Nossa intenção é desenvolver um projeto em Quixeré e integrar o hub de hidrogênio verde no Ceará, gerando desenvolvimento e avançando no projeto de descarbonização da nossa matriz energética", comentou a presidente da Enel Ceará, Márcia Sandra Vieira.

Ônibus elétricos no Ceará

Já a empresa Higer Bus Tevx planeja iniciar a produção de seus veículos no Brasil a partir de 2023, depois da fase de importação regular das primeiras unidades a partir do primeiro semestre de 2022.

De acordo com o diretor da Higer para a América do Sul, Marcelo Barella, o objetivo da companhia é transferir tecnologia e contribuir para o desenvolvimento do Norte e Nordeste.

Na primeira fase, os ônibus elétricos da Higer serão importados. A etapa final será a nacionalização da oferta de peças, dentro de dois anos, para completar os planos de estabelecer em território brasileiro uma unidade de produção local.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados