AliExpress quer abrir centro de distribuição no Brasil
Por um outro lado, até agora, brasileiros ainda não podem vender pela plataforma.
O Brasil hoje é o quinto principal mercado do site chinês AliExpress, do grupo Alibaba, e é o principal site internacional de compras na preferência dos brasileiros, deixando para trás Amazon e eBay, em 2019.
Motivos para Ken Huang, líder da chinesa para o mercado latino-americano, atuar para reduzir o tempo de entrega dos produtos, que costuma passar de um mês - e que ele admite estar bastante aquém do desejável.
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Ken Huang afirmou que a empresa estuda, a médio prazo, abrir um centro de distribuição no Brasil.
Não há nada confirmado, mas estudamos abrir um centro de distribuição com depósitos alugados, para onde despacharíamos os produtos. Ou fecharíamos parcerias locais. É algo a médio prazo
Além disso, trabalha com parceiros para flexibilizar entregas e uma rede de fornecedores para ter produtos mais baratos. No mês passado, a empresa fez loja pop-up (temporária) em Curitiba, em parceria com o unicórnio Ebanx.
Até agora, não há planos concretos para abrir lojas físicas no Brasil. Ainda acho que há grandes oportunidades para otimizar nossa operação online.
Por um outro lado, até agora, brasileiros ainda não podem vender pela plataforma. "Entrar em cada mercado exige preparação: impostos, regulação, avaliação jurídica, questões financeiras… Seguimos avaliando oportunidades", disse.