24 empresas demonstram interesse no Pinto Martins
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), 60 pessoas participaram nessa quinta-feira (19) da audiência pública presencial sobre o edital de concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. A reunião ocorreu no auditório da Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte), no bairro Castelão. Do total de participantes, 24 foram empresas interessadas em administrar o terminal.
>Concessionária vai decidir se aproveita obras do Aeroporto
>Receita ao longo de 30 anos deve ser de R$ 12,8 bi
>Jeri terá 1º voo comercial em agosto
Entre essas empresas, tanto nacionais quanto estrangeiras, estão: Inframérica Aeroportos; EPC Construções; Construtora Marquise; Pátria Investimentos; Honeywell; Fraport AG; Concremat Engenharia; Terrafirma Consultoria; Construtora Colares Linhares; e Roofway.
Manifestações
Das companhias presentes à audiência, cinco fizeram manifestações, como foi o caso da Inframérica, empresa que administra 54 aeroportos, sendo a maioria na América Latina. No Brasil, é responsável pelos terminais de Natal-RN e Brasília-DF.
A empresa contestou a minuta da Anac dessa rodada de concessão que prevê que um mesmo grupo econômico possa participar e vencer a disputa por mais de um aeroporto, desde que os terminais não estejam situados na mesma região geográfica.
Considerando que já atua na região Nordeste, a Inframérica só poderia participar com 15% do capital do aeroporto de Fortaleza, e não 100%, como deseja a companhia. Em relação a essa contestação, a Anac informou que "vai analisar tecnicamente o que foi apresentado" pela Inframérica. (RS)