Autora de Harry Potter, J.K. Rowling volta a cometer transfobia após discurso de David Tennant

Ator, mais conhecido pelo seu papel em Doctor Who, defendeu a comunidade trans durante premiação

Escrito por Redação ,
J.K Rowling e David Tennant
Legenda: J.K Rowling ataca David Tennant após ele defender a comunidade trans
Foto: Reprodução

A criadora da saga Harry Potter, J.K. Rowling, atacou ator David Tennant, mais conhecido por ter interpretado Doctor Who, chamando-o de "Talibã de gênero" após o artista defender publicamente a comunidade trans, na última quarta-feira (26).

Veja também

O ator participou do British LGBT Awards para receber o prêmio LGBT+ Celebrity Ally. Durante a participação, Tennant criticou a Ministra Britânica para Mulheres e Igualdade, Kemi Badenoch. Ela propôs a implementação obrigatória de banheiros unissex em espaços públicos de todo o Reino Unido.

"(Isso contribui) para acabar com o aumento dos chamados espaços sanitários mistos e neutros em termos de gênero", explica a proposta. As informações são do portal Rolling Stones.

Tennant usou um palavrão para se referir à ministra, e acrescentou críticas a comentários transfóbicos: "Não desejo o mal dela, só desejo que ela cale a boca. (…) É um bando de pequenos chorões que estão do lado errado da história e todos irão embora em breve".

"Celebridade masculina, branca, rica e esquerdista, tão cega pela ideologia", disse Kemi Badenoch em resposta ao ator. Na discussão, J.K. Rowling, no X, endossou a medida da ministra.

"Este homem está falando sobre sobreviventes de estupro que querem cuidados exclusivos para mulheres. As enfermeiras atualmente estão processando seu fundo de saúde por fazê-las mudar na frente de um homem, meninas e mulheres perdendo oportunidades esportivas para homens e mulheres presos encarcerados com criminosos sexuais condenados", escreveu Rowling.

Comportamento recorrente

David Tennant interpretou Barty Crouch Jr. em Harry Potter e o Cálice de Fogo e é mais um dos atores da saga adaptada para o cinema a ser atacado por J.K Rowling por apoio à comunidade trans. Em abril, ela criticou Daniel Radcliffe e Emma Watson, dois protagonistas da trama, pelo mesmo motivo.

A escritora já declarou que "aceitaria feliz" ser presa em virtude dos discursos transfóbicos. Diversos atores da saga Harry Potter no cinema romperam contato com Rowling em decorrência dos comentários.

Assuntos Relacionados