Confira os eventos culturais cancelados em Fortaleza por causa do coronavírus

Pelo temor do risco de contaminação, atividades foram adiadas e equipamentos suspenderam programação

Escrito por Redação ,
Legenda: Trazendo Miguel Falabella e Zezé Polessa no palco, espetáculo "A Mentira" foi um dos cancelados
Foto: Foto: Caio Gallucc

Não é somente o restante do mundo que está adiando eventos devido ao temor pelo risco de contaminação do novo coronavírus. Nesta sexta-feira (13), vários equipamentos culturais de Fortaleza divulgaram o cancelamento e/ou adiamento de atividades que ocorreriam neste fim de semana para evitar a disseminação do vírus.

A medida alinha-se a inúmeras outras tomadas em escala global. No Brasil, foram cancelados eventos como o Lollapalooza, São Paulo Fashion Week e Festival de Teatro de Curitiba, por exemplo; já no mundo, cantores como Céline Dion, Cher e Bob Dylan, e festivais como South by Southwest e Coachella, nos Estados Unidos, também anunciaram adiamento.

Abaixo, veja o que não vai mais acontecer em Fortaleza devido à situação.

SOLENIDADE PRÊMIO DE LITERATURA UNIFOR

A solenidade de entrega do Prêmio de Literatura Unifor, que estava programada para ocorrer no dia 23 de março, às 19h, no auditório da Biblioteca Unifor, será cancelada, seguindo as diretrizes de suspensão das atividades realizadas na Universidade de Fortaleza, motivadas pela prevenção ao contágio do novo coronavírus. Até o dia 2 de abril, os vencedores das duas categorias da premiação - Obra Inédita e Trabalhos Inéditos - serão divulgados por meio do site da Universidade.

EQUIPAMENTOS UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Além das atividades letivas suspensas, a Universidade de Fortaleza também cancelou, até o dia 31 de março, as atividades das Bibliotecas Central e Acervos Especiais, do Centro de Convivência, da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, do Espaço Cultural Unifor, da Área Verde, entre outras. A situação está sendo monitorada por um Comitê Gestor da Universidade, formado por técnicos e especialistas em infectologia. 

EQUIPAMENTOS CULTURAIS GERIDOS PELA PREFEITURA

Espaços culturais como Vila das Artes, Mercado dos Pinhões, Mercado Cultural dos Pinhões, Mercado da Aerolândia, Centro Cultural Belchior, Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, Teatro São José, Memorial do Paço, além das bibliotecas públicas municipais Dolor Barreira, Cristina Poeta e Herbênia Gurgel terão eventos suspensos por 15 dias a contar da última terça-feira (17). A exceção são as atividades gastronômicas. A medida reforça a prevenção da proliferação do coronavírus e atende a determinação de decreto publicado no Diário Oficial do Município.

EQUIPAMENTOS CULTURAIS GERIDOS PELO ESTADO
Espaços promovedores de eventos e encontros, como o Cineteatro São Luiz, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Theatro José de Alencar, Porto Iracema das Artes, Porto Dragão, dentre vários outros geridos pela Secretaria da Cultura do Ceará, estão com as atividades suspensas por 15 dias. Conforme o decreto publicado pelo Diário Oficial do Estado na última segunda-feira (16), a medida afeta centros culturais, museus, teatros, escolas, dentre outros. A Secult ressalva que as atividades administrativas da própria pasta e dos equipamentos, porém, serão mantidas.

MUSEU DA FOTOGRAFIA FORTALEZA
O equipamento que está com várias mostras em cartaz, a exemplo de "O olhar não vê. O olhar enxerga" e "Não danifique os sinais", com curadoria de Diógenes Moura a partir de obras do próprio acervo, e "Retratos", de Bob Wolfenson suspendeu as atividades por 30 dias, a começar de terça-feira (17). Após o período de pausa, a ideia é que seja realizada uma nova avaliação levando em consideração a situação do Estado, para decidir sobre o adiamento ou não da reabertura do Museu.

DFB FESTIVAL 2020
O DFB Festival 2020, que aconteceria entre os dias 1º a 16 de maio, foi adiado conforme orientações das medidas preventivas recomendadas pelo Ministério da Saúde. As novas datas serão divulgadas para a realização do evento.

COMIDA DI BUTECO 2020

A edição 2020 do Comida di Buteco entra para a lista de eventos adiados no País devido à pandemia de coronavírus. A ação, que este ano aconteceria de 10 de abril a 3 de maio, foi transferida para o período de 10 de julho a 2 de agosto.

BAÚ DA TATY GIRL
O Baú da Taty Girl, marcado para esta quarta-feira (18), será adiado para o dia 23 de maio de 2020. Todos os ingressos permanecerão válidos e o local da festa será o mesmo. 

XIV FLASOMA
A organização do congresso, o NUAMAC- Núcleo de Amigos Mágicos do Ceará, decidiu por adiar o evento, planejado para acontecer em abril, por conta dos primeiros casos de coronavírus. As novas datas ainda serão definidas e divulgadas, posteriormente, no site e redes sociais do evento.

CASA DE VOVÓ DEDÉ
A Casa de Vovó Dedé, instituição sem fins lucrativos localizada na Barra do Ceará, em Fortaleza, informou pelas redes sociais a suspensão das atividades por 15 dias. A recomendação da equipe é que os usuários acompanhem as redes sociais (instagram e facebook) para que saibam quando acontecerá o retorno das atividades.

CENTROS CULTURAIS BANCO DO NORDESTE
Os Centros Culturais Banco do Nordeste (CCBNBs) de Fortaleza e Juazeiro do Norte estão com as atividades suspensas temporariamente. Neste mês, estavam previstas várias ações nas casas. Na Capital, apenas nesta semana, aconteceriam oficinas, encontro de literatura sobre poesia, concerto de música instrumental, apresentação de espetáculos teatrais e mostras de cinema - a exemplo da Mostra Mulher no Cinema: As Mil Mulheres.

SHOW DIRE STRAITS LEGACY 
Inicialmente agendado para o próximo dia 3 de abril, o show da banda britânica Dire Straits Legacy foi transferido para o dia 25 de setembro, no estacionamento do Shopping RioMar Fortaleza. Os ingressos adquiridos permanecerão válidos para a próxima data, sem necessidade de troca. Para os clientes que optarem pelo cancelamento dos ingressos, os valores pagos serão reembolsados integralmente. O procedimento de reembolso será comunicado em breve pela organização.

RELANÇAMENTO DO LIVRO DE GABRIEL O PENSADOR
O evento de relançamento do livro "Um Garoto Chamado Rorbeto", de Gabriel O Pensador, na Capital, marcado para esta sexta-feira (13), foi cancelado. Em nota, a assessoria informou que quem comprar o livro hoje, porém, receberá o exemplar autografado e um vídeo exclusivo do autor, que poderão ser retirados a partir de segunda-feira (16). A passagem de Gabriel por Fortaleza inclui ainda participação no projeto Escola Parceira da Leitura neste sábado (14), no Cineteatro São Luiz. Esta está confirmada.

CAIXA CULTURAL FORTALEZA
Em nota divulgada nesta sexta-feira (13), a Caixa Cultural Fortaleza informou que vai interromper temporariamente as atividades como medida de prevenção ao coronavírus. Ainda não há previsão de quando o equipamento voltará a funcionar, mas, segundo o comunicado, o retorno das atividades será anunciado.

ESPETÁCULO DE MIGUEL FALABELLA E ZEZÉ POLESSA
Agendado para acontecer neste fim de semana no Theatro Via Sul Fortaleza, o espetáculo “A Mentira” – com versão e direção de Miguel Falabella e com Zezé Polessa no elenco – foi cancelado. Ainda não há previsão de quando a montagem será apresentada na cidade, mas haverá anúncio da nova data para a apresentação.

ESPETÁCULO CHAVES - UM TRIBUTO MUSICAL
A turnê do espetáculo "Chaves - Um Tributo Musical", com sessões previstas para este sábado (14) e domingo (15), no Teatro RioMar Fortaleza, foi adiada por tempo indeterminado. Os ingressos já adquiridos para as sessões valerão para as novas datas, ainda a serem confirmadas. Quem optar pelo reembolso da compra, deverá seguir os seguintes procedimentos: para ingressos adquiridos na bilheteria, as solicitações de reembolso deverão ocorrer até o dia 12 de abril de 2020, no mesmo local da compra, mediante apresentação de documento de identidade e ingressos adquiridos; para aqueles adquiridos pela internet, o estorno será feito automaticamente; já o prazo para reembolso, no cartão de crédito, ocorrerá na próxima fatura ou na subsequente e, no cartão de débito, com 20 dias úteis diretamente na conta. Em dinheiro, a devolução acontecerá igualmente em dinheiro.

SHOW DE LULU SANTOS
O show de Lulu Santos que faz parte da nova turnê intitulada “Pra Sempre” programado para acontecer na Capital cearense no dia 28 de março no Anfiteatro do Parque do Cocó foi adiado. O cantor usou sua conta no Twitter para informar aos fãs sobre a decisão. Segundo ele, uma nova data será remarcada assim que possível.

SHOW DE MARIANA AYDAR
O show da cantora Mariana Aydar em Fortaleza foi cancelado por recomendação da Secretaria de Saúde do Ceará. O evento ocorreria na noite deste domingo (15) no Cineteatro São Luiz, no Centro da capital cearense. Os fãs poderão solicitar o reembolso dos valores pagos nos ingressos

FANS BRASIL

O festival FANS Brasil que aconteceria no dia 28 de março em Fortaleza foi adiado para 5 de dezembro de 2020. FANS Brasil teria shows de Marília Mendonça, Jorge & Mateus, Zé Cantor e Matheus Fernandes. Todos os ingressos comprados permanencem válidos para a nova data do evento. 

PÉ NA AREIA COM GUSTAVO MIOTO

O  show "Pé da Areia" com Gustavo Mioto, que aconteceria no dia 4 de abril foi adiado. De acordo com comunicado enviado à imprensa, ainda não há nova data para a realização do evento. Para o reembolso dos ingressos, o comprador deve entrar em contato direto com o site ou loja física da Social Tickets entre os dias 23 e 27 de março. 

ESPAÇO CULTURAL UNIFOR

O Espaço Cultural Unifor suspendeu as visitações para as exposições desde 17 de março. Ainda não há previsão de retorno.

Assuntos Relacionados