Verdinha migra operação para FM e estreia na frequência 92.5

Migração foi oficializada durante a manhã, em evento com diretores e trabalhadores do Sistema Verdes Mares

Escrito por Redação ,
Tom Barros e Denise Santiago durante evento ao vivo de migração da Rádio Verdes Mares da frequência AM para FM, em 7 de março de 2024
Legenda: Novidade foi celebrada com um ato simbólico, reunindo diretores e colaboradores, transmitido ao vivo na programação da emissora
Foto: Fabiane de Paula

Após 66 anos no ar na frequência AM, a Rádio Verdes Mares, a famosa "Verdinha", começou oficialmente a nova operação via FM na manhã desta terça-feira (7) com a frequência 92.5. A mudança pela migração foi celebrada na sede do Sistema Verdes Mares (SVM), com a presença de diretores e colaboradores do empreendimento. 

No ato simbólico, todos se reunirem no evento especial. Para o diretor de jornalismo do SVM, Gustavo Bortoli, esse é um momento histórico para a comunicação cearense. Ele descreveu ainda que a Verdinha continuará com o jornalismo sério que já faz.

O nosso grande desafio e alegria é levar esse público que acompanha, há décadas, a Verdinha na AM para a FM, e, ao mesmo tempo, oportunizar para um novo público, já habituado a rádio FM, ter acesso a uma emissora que leva muita informação. A gente continuará fazendo esse nosso papel de checar a informação, de levar aquilo que é importante, de questionar as autoridades quando for necessário, para promover, junto com a população, um resultado melhor para todos. Esse é sempre o nosso objetivo e será o nosso trabalho a partir de agora também na FM.
Gustavo Bortoli
diretor de jornalismo

Tom Barros e Denise Santiago durante evento ao vivo de migração da Rádio Verdes Mares da frequência AM para FM, em 7 de março de 2024
Legenda: Emissora ficou 66 anos no ar na frequência AM
Foto: Fabiane de Paula

O superintendente do SVM, Rui do Ceará, relatou que as expectativas do empreendimento com a mudança "são as melhores possíveis". Inicialmente, o desafio é trazer o público da AM para a FM, o que não deve ser difícil, segundo ele, já que a migração "é um ganho de qualidade enorme para um movimento muito simples". Em seguida, o dirigente detalhou que objetivo será promover o crescimento do veículo

A expectativa é de ter ganhos de qualidade na transição para a FM e depois realizar ajustes para potencializar o nosso crescimento, a nossa contribuição social e a interação com nosso público."
Ruy do Ceará
Superintendente do Sistema Verdes Mares

Fábio Ambrósio, diretor de programação, acredita a que a mudança é um processo de evolução do veículo. "A Verdinha é um ícone na comunicação cearense e brasileira, pela relevância que tem e, agora, passando para o FM, com muito mais qualidade. A gente pensa nesse processo já não é de hoje, ele tá sendo construído há algum tempo com essa turma boa, que a gente tem por aqui", relata.

ASSISTA LANÇAMENTO

SINERGIA

A inovação, inclusive, assim como ao longo da história da Verdinha, veio sempre se fazendo presente. Em março de 2022, através do Sinergia, projeto inédito do SVM, o veículo se tornou a 1ª  rádio TV com cessão aberta do país, ampliando abrangência para além das ondas do rádio e se tornando multiplataforma de jornalismo popular com exibição do conteúdo simultaneamente na TV aberta, por meio da TV Diário; e no digital, pelos sites da Verdinha e da TV Diário. 

Veja também

"Com a mudança de frequência, levaremos inovação aos ouvintes, que poderão continuar contando com o jornalismo de serviço da Verdinha e o seu jeito próprio de noticiar esporte, agora com uma qualidade de som e possibilidades de interação ainda maiores", lembrou Diretor Comercial e Marketing do Sistema Verdes Mares, Erick Picanço.

Segundo reforçado pelos diretores do SVM, a excelência das informações será a mesma, com as notícias trazidas sempre com segurança e análise para os ouvintes. 

verdinha na fm
Legenda: Ouvintes poderão sintonizar a rádio na frequência 92.5
Foto: Fabiane de Paula

Diferença de frequências

A sigla AM significa amplitude modulada, com ondas médias que possuem alcance bem superior à FM. Porém, também recebe mais interferências de outras ondas eletromagnéticas, o que pode diminuir a nitidez do som.

Em contrapartida, a FM é a frequência modulada, de ondas curtas, que apresentam menor alcance, mas também menor interferência.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados