Veja os horários das missas de 13 de Maio na Igreja de Fátima, em Fortaleza

Santuário terá 11 celebrações das 5h às 20h deste sábado (13)

Escrito por
Renato Bezerra producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 09:05)
Igreja
Legenda: Celebrações de 13 de maio devem reunir quase 200 mil fieis no Santuário de Fátima
Foto: J L Rosa

A Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, realiza neste sábado (13) as tradicionais missas do dia que celebra a aparição de Nossa Senhora em Portugal, que chega a 106 anos em 2023. 

Ao longo da manhã, as celebrações eucarísticas ocorrerão às 5h, 6h, 7h30, 9h e 10h30. À tarde, serão ao meio-dia, 14h, 15h30 e 17h. A programação se encerrará com duas missas noturnas, às 18h30 e às 20h. 

Veja também

A tradicional procissão de Fátima acontece a partir das 18 horas, com saída da Igreja do Carmo, no Centro, com destino ao santuário no Bairro de Fátima, na avenida 13 de Maio. 

Durante a programação, é esperado um público de quase 200 mil fieis, segundo estimativa do padre Ivan de Souza, pároco do Santuário de Fátima. 

"Durante todo dia temos a parte social, que é acolher as pessoas, de medir pressão arterial, ver a questão da glicose, e às 18h a procissão saindo da Igreja do Carmo. A gente pede que as pessoas não levem sacolas, coisas pesadas, porque é uma caminhada, então quanto mais livre elas forem é importante. Chegando aqui [Igreja de Fátima] temos a celebração da santa missa e depois o encerramento com a coroação de Nossa Senhora", disse o padre, em entrevista ao Sistema Verdes Mares

A primeira aparição de Fátima aconteceu no dia 13 de maio de 1917 e a última no dia 13 de outubro do mesmo ano. Ao todo, a Igreja Católica registra seis aparições de Nossa Senhora. 

Esquema de trânsito

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) atuará disciplinando a circulação de trânsito na região com 150 agentes.

A operação começa às 6 horas com a coibição de estacionamento nas ruas Oswaldo Studart, Paula Rodrigues e Mário Mamede. Esse esquema se repetirá nos três turnos para garantir a fluidez das principais vias.

O controle de tráfego para acompanhar a procissão terá início no mesmo horário, no Centro. Desde cedo, não será permitido estacionar nas ruas Clarindo de Queiroz e Barão de Aratanha, deixando a área livre para a concentração do público. 

Ocorrerá ainda bloqueio do cruzamento das vias Major Facundo e Duque de Caxias. Em seguida, os agentes se preparam para acompanhar o percurso da procissão, que passa pelas ruas Major Facundo, Clarindo de Queiroz, Barão de Aratanha e avenida 13 de Maio.

Os bloqueios durante o trajeto serão temporários, e a saída está prevista para 18 horas.

Durante a realização da missa campal, após a procissão, a avenida 13 de Maio terá a pista nos dois sentidos bloqueada, entre a rua Barão de Aratanha e o viaduto da avenida Pontes Vieira. A AMC orienta que os desvios sejam feitos pela avenida Luciano Carneiro e rua Mário Mamede (sentido Bairro de Fátima/Aldeota) e pela alça do viaduto da avenida Aguanambi e avenida Eduardo Girão (sentido Aldeota/Bairro de Fátima).

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados