Varíola dos macacos: veja como está o primeiro paciente infectado no Ceará

Homem de 35 anos se deslocou entre São Paulo e Rio de Janeiro antes de ser diagnosticado com a doença

Escrito por Theyse Viana , theyse.viana@svm.com.br
varíola dos macacos ceará
Legenda: Lesões de pele são principal sintoma da varíola dos macacos
Foto: Shutterstock

A chegada da varíola dos macacos (monkeypox) ao Ceará, com confirmação do primeiro caso na última quarta-feira (29), acendeu a preocupação da população quanto à gravidade da doença. O primeiro paciente diagnosticado, porém, está recuperado.

A informação é da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza, a pedido do Diário do Nordeste. Segundo o órgão, o homem de 35 anos, que se deslocou entre São Paulo e Rio de Janeiro antes de ter resultado positivo para a doença, “apresentou lesões no corpo e estado febril”.

Veja também

Após receber diagnóstico da varíola dos macacos, ele “foi orientado a permanecer em isolamento e utilizar medicamento até o desaparecimento das lesões de pele”, complementa a SMS.

O paciente ficou isolado em casa durante todo o período de recuperação, não houve necessidade de internação hospitalar. Hoje, uma semana após a divulgação do caso pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), ele “encontra-se recuperado e fora do período de isolamento”.

Até o momento, não foi detectado nenhum caso entre as pessoas residentes em Fortaleza que entraram em contato com o paciente, que seguem sendo monitoradas.
Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
Em nota
 

Veja também

SINTOMAS DA VARÍOLA DOS MACACOS

Os sinais e sintomas da monkeypox duram de 2 a 4 semanas, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), e desaparecem por conta própria, sem tratamento. 

Os principais sintomas da varíola dos macacos são:

  • Lesões na pele (erupções cutâneas);
  • Febre de início súbito;
  • Inchaço dos gânglios, popularmente chamado de “ínguas”;
  • Dor de cabeça;
  • Dores musculares e nas costas;
  • Calafrios;
  • Exaustão.

O período de incubação do vírus monkeypox é “tipicamente de 6 a 16 dias”, mas pode chegar a 21 dias, como explica o Ministério da Saúde. Ou seja, esse é o período que o paciente pode manter sem sintomas após ter contraído o vírus.

As lesões na pele, principal característica da doença, tendem a se concentrar no rosto, palmas das mãos e solas dos pés. Podem também ser encontradas na boca, genitais e olhos, segundo a OMS.

COMO OCORRE A TRANSMISSÃO DA VARÍOLA DOS MACACOS?

Entre humanos, o vírus é transmitido por contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de infectados, fluidos corporais ou objetos recentemente contaminados. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a monkeypox “é uma doença que exige contato muito próximo e prolongado para transmissão de pessoa a pessoa, não sendo característica a rápida disseminação”. Apesar disso, o vírus tem potencial epidêmico.

COMO PREVENIR A DOENÇA?

  • Evitar contato com pacientes suspeitos ou infectados;
  • Higienizar as mãos com frequência, com água e sabão ou álcool;
  • Usar máscaras de proteção.

As medidas também valem para roupas, roupas de cama, talheres, objetos e superfícies utilizadas por pessoas com suspeita ou confirmação da doença. Esses itens devem ser limpos da forma adequada.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.