Taxa de Covid nos esgotos de Fortaleza aumenta 75 vezes em quase um mês

Segundo o relatório, todos os pontos monitorados registraram cargas virais elevadas, acima de 25 mil cópias genômicas.

Escrito por Redação ,
esgoto em fortaleza
Legenda: A Rede Monitoramento Covid esgotos atua desde a pandemia para ampliar a disponibilidade de informações para enfrentar o vírus
Foto: Camila Lima

A concentração de Covid (SARS-CoV-2) nos esgotos de Fortaleza teve um aumento expressivo no mês de novembro, conforme aponta a Rede Monitoramento Covid Esgotos, em nota de alerta. O documento indica que a taxa aumentou 75 vezes em quase um mês na Capital cearense. 

Na semana epidemiológica 43, com início em 27 de outubro, a carga viral era de 9 bilhões de cópias por dia por 10 mil habitantes. Já na SE 47, em 24 de novembro, esse número atingiu 681 bilhões de cópias por dia. 

O indicador é monitorado por meio de 3 Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) e 2 Estações Elevatórias de Esgotos (EEEs). 

Segundo o relatório, todos os pontos monitorados registraram cargas virais elevadas, acima de 25 mil cópias genômicas. A Rede Monitoramento Covid esgotos atua desde a pandemia para ampliar a disponibilidade de informações para enfrentar o vírus. 

Veja também

Aumento de casos no Ceará

Nesta quarta-feira (29), o Governo do Ceará confirmou o aumento de casos de Covid entre os dia 19 e 25 de novembro, quando  716 pessoas foram diagnosticadas com o coronavírus. 

Na semana anterior, entre 12 e 18 de novembro, houve um total de 247 casos. Os dados vêm dos resultados de testes rápidos e exames RT-PCR realizados no estado. 

Nessa terça-feira (28), Antonio Lima (Tanta), secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, informou ao Diário do Nordeste e à Verdinha que, em proporção, uma a cada 5 pessoas que buscam unidades de saúde para fazer o teste de Covid são diagnosticadas com a doença.

 

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados