Sarto anuncia que Prefeitura vai assumir obra de reconstrução da Ponte dos Ingleses

Estrutura está fechada há cinco anos, com obras paralisadas. Estado diz que obra não seguiu porque Prefeitura não cumpriu acordo

Escrito por Luana Severo e Leábem Monteiro ,
Ponte dos Ingleses destruída e fechada para visitação
Legenda: Obras na Ponte dos Ingleses estão paradas há anos
Foto: Fabiane de Paula

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciou, nesta quarta-feira (26), que a Prefeitura vai assumir as obras de reconstrução da Ponte dos Ingleses, fechada há cinco anos. A declaração foi dada pelo gestor durante uma vistoria de rotina às intervenções de requalificação na Praia de Iracema.

O Executivo municipal argumenta que a decisão se deu após "um ano e meio de espera" pela execução do projeto por parte do Governo do Estado, que, agora, "alegou a indisponibilidade orçamentária" para tocar as intervenções.

Dessa forma, a Prefeitura disse que encaminhou à Secretaria do Turismo (Setur), à Superintendência de Obras Públicas (SOP) e ao Ministério Público do Ceará (MPCE) ofício para informar que o Município será responsável por executar "de forma integral" as obras de urbanização da Ponte dos Ingleses, "bem como a sua posterior gestão e manutenção".

Eu não poderia deixar, jamais, que um ícone, um marco, que o registro da cidade de Fortaleza, que marcou e marca gerações que por aqui passam e passarão, a Ponte dos Ingleses, ficasse abandonada dentro desse projeto da nova Praia de Iracema. Resolvemos assumir, Élcio [Batista, vice-prefeito] e eu. Vamos fazer a Ponte dos Ingleses na altura, na qualidade, na estética que a nova Praia de Iracema exige".
José Sarto
Prefeito de Fortaleza

O prefeito também acrescentou que "o povo de Fortaleza ficaria extremamente abandonado se a gente [Prefeitura] não se responsabilizasse por isso" e concluiu fazendo referência a outra obra parada há mais de uma década na Cidade: "Não posso deixar que a Ponte dos Ingleses vire mais um Acquário".

Veja também

Estado contesta fala de prefeito

Após a fala do prefeito, a SOP divulgou nota em que informou "que a Prefeitura de Fortaleza não cumpriu o acordo realizado anteriormente para a plena execução da obra" da Ponte dos Ingleses.

Pelo acordo citado pela pasta estadual, assinado em 18 de novembro de 2021, "a PMF faria toda a 'reparação estrutural da Ponte dos Ingleses, incluindo o projeto de estruturação do piso'. E o Governo do Estado, na sequência, faria a urbanização do equipamento". O trabalho da Prefeitura, conforme a SOP, "não incluiu uma série de intervenções acordadas anteriormente e previstas em projeto".

Segundo a SOP, engenheiros da Pasta e o Corpo de Bombeiros fizeram um "estudo de viabilidade" após o trabalho municipal, e "o relatório atestou riscos para o equipamento, inclusive de desabamento, caso houvesse o andamento da obra de urbanização, que já estava devidamente licenciada pelo Estado".

Obras da Prefeitura na Ponte dos Ingleses

De acordo com a Prefeitura, o projeto de requalificação da Ponte dos Ingleses inclui obras de urbanização e restauro da estrutura em duas etapas: construção do piso e guarda-corpo e construção de quiosques.

O Diário do Nordeste publicou uma reportagem sobre o andamento da reforma da ponte em fevereiro deste ano. À época, foi dito pelo Governo do Estado que a obra estava parada devido a um descumprimento contratual e foi prometido que as intervenções voltariam naquele mesmo mês, mas ainda sem prazo para a entrega do equipamento à Cidade.

Centenária, a Ponte dos Ingleses ficou pelo menos 60 anos sem manutenção.

Viu alguma situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta? Fale com a gente pelo WhatsApp do Diário do Nordeste.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados