Psicólogos do MEC acompanham situação após ataque em escola de Sobral, diz Camilo
Núcleo federal é formado por profissionais especializados em Psicologia das Emergências e Desastres
O ministro da Educação, Camilo Santana, detalhou, nesta quinta-feira (25), que um núcleo de psicólogos especializados do órgão deve acompanhar de perto o ataque a tiros no colégio estadual Luís Felipe, em Sobral, na Região Norte do Ceará.
Na ocasião, dois adolescentes morreram e outras três pessoas foram baleadas.
"Nossas equipes especializadas em situações de crise e violência extrema já acompanham o caso de perto, por meio do Núcleo de Resposta e Reconstrução de Comunidades Escolares", informou nas redes sociais.
Conhecido pela sigla NRRCE, o grupo é formado por profissionais especialistas em Psicologia das Emergências e Desastres.
A equipe atua diretamente junto às redes de ensino que necessitam de apoio em situações de crise em caso de ataque, promovendo o cuidado ético, o fortalecimento dos vínculos e a reconstrução coletiva da comunidade escolar.
Camilo se diz indignado com caso
O ministro se solidarizou com familiares e amigos das vítimas, além da comunidade escolar, e disse estar indignado com o fato.
Ele reforçou ainda a necessidade de cooperação entre as forças nacionais e locais para garantir a segurança no ambiente escolar.
"A hora é de unir forças e trabalharmos, juntos, para preservar a escola como espaço sagrado, lugar de paz e de acolhimento. Meus sentimentos e minha solidariedade às famílias das vítimas, estudantes, professores e toda a comunidade escolar."
Veja também
O que aconteceu?
Dois adolescentes foram assassinados e três pessoas foram feriadas durante o ataque. Os tiros foram efetuados da rua em direção ao estacionamento do colégio, durante o intervalo das aulas.
Em nota enviada ao Diário do Nordeste, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) confirmou o ataque e informou que encontrou uma quantidade de droga, balança de precisão e embalagens com uma das vítimas — mas não especificou qual, nem identificou ninguém formalmente.
Equipes da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Perícia Forense (Pefoce) estão no local fazendo levantamentos sobre o fato. O crime é investigado pela 1ª Delegacia de Polícia Civil de Sobral, com o apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI-Norte).
Cúpula da Segurança vai a Sobral
O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, nas redes sociais, que enviou a cúpula da Segurança Pública do Ceará para o município da Região Norte.
"Recebi com indignação e profundo pesar a informação da morte de dois adolescentes e outros três baleados numa escola de Sobral, um fato gravíssimo e intolerável. Além de reforço policial em toda a região para capturar os criminosos, determinei a ida da cúpula da Segurança Pública ao município para adoção de todas as medidas que forem necessárias", escreveu o gestor nas redes sociais.