Primos morrem afogados em trecho do Cinturão das Águas em Barbalha, no Ceará

As vítimas são dois jovens, um de 15 e outro de 23 anos. Segundo um familiar, eles estavam pescando e acabaram caindo no manancial

Escrito por Redação ,
Cinturão das Águas em Barbalha onde primos se afogaram
Legenda: Local do afogamento faz parte do Cinturão das Águas – Lote 3, pertencente ao Governo do Estado
Foto: Claudiana Mourato

Dois primos morreram afogados enquanto pescavam em um trecho do Cinturão das Águas no bairro Bela Vista, em Barbalha. A ocorrência se deu por volta das 16h dessa quinta-feira (5), de acordo com relatório da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE).

As vítimas são José Francisco de Sousa Santos, 23 anos, e Antônio Wilian Timóteo dos Santos, 15 anos. Eles estavam no local com o pai de Wilian, Sérvulo dos Santos, que tentou salvar os jovens, mas, segundo o Corpo de Bombeiros, quase se afogou também. Ele contou aos socorristas que os três estavam pescando. O adolescente teria sido o primeiro a cair na água, e o primo teria pulado para salvá-lo. 

Jovens se afogaram no Cinturão das Águas; veja vídeo:

Em nota, a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) do Governo do Ceará, que administra o cinturão, informou que o local possui sinalização de perigo e que, apesar de ainda não estar concluído, acumulou água das chuvas. 

"Apesar de aguçar a curiosidade do cidadão, é estritamente proibido para banho, pesca ou qualquer outra atividade, visto que é uma área restrita e detém de alguns perigos. Por isso, orientamos que a população evite o local", diz a SRH.

Veja também

Afogamento será investigado 

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) estiveram no local do afogamento para realizar diligências. O caso está será investigado pela Delegacia Municipal de Barbalha.

O major Artur Graça, bombeiro de Juazeiro do Norte que atuou na ocorrência, informou que o trio não possuía equipamentos de salvamento e nem experiência para conseguirem estar seguros e se salvarem do afogamento. 

"Na água você não tem realmente como salvar outra se você não tiver experiência na atividade. O pai do adolescente estava presente e por muito pouco não se tornou outra vítima. Ele inclusive dependeu da ajuda de outras pessoas para sair do local", alertou o major. 

Conforme o bombeiro, se você for entrar em mananciais e áreas alagas é necessário porta colete salva-vidas. Caso seja somente atividade de pescaria, a orientação do Corpo de Bombeiros é procurar estar em um lugar firme e seguro. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados