Prefeitura de Milhã retira população de área próxima a açude por risco de rompimento

Município trabalha com maquinário para tirar pressão das paredes de reservatório

Escrito por Redação ,
Moradores durante saída de residências em Milhã
Legenda: Moradores durante saída de residências em Milhã
Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

Moradores da cidade de Milhã, no Interior do Ceará, tiveram de deixar as próprias casas pelo risco do rompimento do açude Zé Gato. Em comunicado nas redes sociais, publicado às 10h48, o Município solicitava a evacuação nas redondezas da passagem molhada do bairro São Francisco de forma imediata. Por volta do meio-dia, o prefeito Alan Macedo informou que não havia mais risco de rompimento.

"Solicitamos a evacuação nas redondezas da passagem molhada do bairro São Francisco imediatamente. O maquinário da Prefeitura Municipal vai liberar parte da água do açude de 'Zé Gato' em Monte grave para evitar que este venha a se romper", informou a prefeitura na postagem pela manhã. 

Veja também

Já em entrevista ao CETV, da TV Verdes Mares, o prefeito Alan Macedo declarou que o açude Zé Gato estava sem risco de rompimento. Apesar da informação, as equipes seguem trabalhando no local. Macedo revelou que cerca de 300 casas foram atingidas pelas chuvas na região e cerca de mil pessoas estão desalojadas.

"Arrombaram entorno de 23 açudes do dia do ocorrido para hoje. O governador já esteve presente, assessores dele, vários deputados também estão fazendo doações. É um desastre", comentou o prefeito. 

Municípios vizinhos ajudam Milhã

Conforme o prefeito de Milhã, gestores de cidades vizinhas estão colaborando com o município para evitar novas vítimas das chuvas. 

As prefeituras de Mombaça e Piquet Carneiro colaboram com veículos como uma retroescavadeira. Já Solonópole enviou parte da equipe da Defesa Civil para colaborar nas avaliações técnicos.

Davi Teixeira, capitão da Defesa Civil, informou em entrevista à TV Verdes Mares que uma equipe do órgão segue acompanhando o trabalho da Prefeitura para evitar o rompimento do açude.

"Já existia a informação do volume de água que está armazenado nesse açude, entretanto as pessoas temem pelo risco do rompimento. De vez quanto, soltam informação que o açude rompeu. Chegou na sede do município que teria possivelmente rompido. Viemos rápido confirmar essa informação. Já existia uma ação da prefeitura para conter esses risco", afirmou Teixeira. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados