Prefeitura de Fortaleza irá descartar 470 doses vencidas de vacina contra a Covid

Segundo a SMS, esse é o primeiro descarte de vacinas realizado na Capital, desde o início da campanha de vacinação contra a doença

Escrito por Messias Borges , messias.borges@svm.com.br
Cerca 39 mil crianças já completaram o período para receber sua segunda dose (D2) e ainda não compareceram para concluir seu esquema vacinal, segundo a SMS
Legenda: Cerca 39 mil crianças já completaram o período para receber sua segunda dose (D2) e ainda não compareceram para concluir seu esquema vacinal, segundo a SMS
Foto: Fabiane de Paula

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza informou, neste sábado (11), que irá realizar o descarte de 470 doses da vacina pediátrica da Pfizer contra a Covid-19, que estão vencidas.

Segundo a SMS, esse é o primeiro descarte de vacinas contra a Covid-19 realizado em Fortaleza, desde o início da campanha de imunização contra a doença, em janeiro de 2021.

"O quantitativo equivale a 0,007% do total de 6.632.858 doses recebidas pelo Município", garante em nota.

Veja também

O órgão alerta aos pais e responsáveis para que levem as crianças aos centros de vacinação da capital para iniciar ou completar seu esquema vacinal, para que novas perdas não ocorram. Atualmente, cerca 39 mil crianças já completaram o período para receber sua segunda dose (D2) e ainda não compareceram para concluir seu esquema vacinal."
Secretaria Municipal da Saúde
Em nota

O Diário do Nordeste noticiou em 30 de maio último que 865 mil pessoas faltaram à vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza e que 300 mil doses de vacinas contra a doença irão vencer em julho. Para evitar as perdas dos imunizantes, a gestão municipal decidiu utilizar terceiras doses como D4 e vem ampliando os públicos convocados.

As informações foram repassadas pela secretária municipal de Saúde, Ana Estela Leite. A preocupação da gestora é que, se houver um aumento muito grande da procura, “não vamos ter garantia de disponibilidade para todos”. 

Conforme balanço da SMS, as pendências são:

Ana Estela, porém, destaca que o planejamento não considera tanto aqueles atrasados para a primeira dose (um ano e quatro meses após o início da campanha) porque, considerando os prazos de intervalo entre as doses, não seria possível a essas pessoas completar o esquema vacinal.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados