Obra na Praça do Ferreira chega a 40% de conclusão e tem data para entrega; veja o que muda

Entorno do logradouro está bloqueado para as intervenções desde o mês de julho

Escrito por
Clarice Nascimento e Theyse Viana ceara@svm.com.br
(Atualizado às 10:52)
Imagem de computação gráfica mostra torre do relógio da Praça do Ferreira, em tons de marrom-avermelhado. Há uma grande fonte com jatos de água em sua base. Ao redor, há palmeiras, bancos de madeira e iluminação moderna. No chão, há inscrições em português.
Legenda: Fonte original da Coluna da Hora será reativada na requalificação, segundo a Prefeitura
Foto: Reprodução/PMF

Símbolo histórico de Fortaleza e do Centro da cidade, a Praça do Ferreira passa por requalificação desde julho deste ano e chegou a 40% das obras concluídas. A reforma tem data prevista para entrega em 26 de novembro deste ano, antes do Natal de Luz.

As informações são de André Daher, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), órgão à frente das obras. Na manhã desta segunda-feira (8), o secretário, o prefeito Evandro Leitão e outras autoridades realizaram vistoria no canteiro de intervenções.

Veja também

A reforma, orçada em R$ 8 milhões, teve início no dia 8 de julho, e inclui mudança completa do piso, instalação de travessias elevadas para pedestres, requalificação das calçadas com foco em acessibilidade, construção de novos quiosques, reforma da fonte da Coluna da Hora e instalação de paraciclos (estruturas para trancar bicicletas).

Imagem de computação gráfica apresenta montagem de duas cenas: na parte superior, a Praça do Ferreira com calçamento e vegetação, mostrando pessoas caminhando e socializando. Na parte inferior, uma estrutura moderna com vigas marrons emoldura um palco onde pessoas dançam, e ao fundo, a torre do relógio da praça é visível.
Legenda: Praça reformada terá palcos fixos, novos quiosques e fonte de água interativa
Foto: Reprodução/PMF

Quando finalizada, a praça terá 8 metros a mais de largura e contará com:

  • Fonte interativa, além da fonte principal;
  • Dois novos banheiros;
  • Oito novos quiosques;
  • Palcos fixos;
  • Painéis textuais no piso.

André Daher acrescenta que “a estrutura da fonte original estava imprestável”, e que a instalação de reservatório e bombeamento para ela e para a interativa já foi iniciada. “A praça é histórica, qualquer alteração tem que ser muito bem justificada”, frisa.

De acordo com Evandro Leitão, a requalificação é uma entre várias intervenções previstas para o Centro. A intenção, aponta, “é ressignificar o Centro e ocupá-lo com pessoas”.

Imagem de computação gráfica detalha uma área com mesas e cadeiras verdes de futuro quiosque na Praça do Ferreira, com grandes guarda-sóis brancos. Pessoas sentam, conversam, e outras transitam ao redor.
Legenda: Praça terá oito novos quiosques para ocupação pelo comércio
Foto: Reprodução/PMF

“Além da economia, é preciso fazer a ocupação residencial. Vamos construir uma creche para filhos e filhas de trabalhadores, vamos construir um Espaço Girassol, e diversas intervenções”, projetou o prefeito.

Uma das mais icônicas da cidade, a Praça do Ferreira foi construída há quase 200 anos, em 1829, e batizada em 1871 com o nome do tenente-coronel Antônio Ferreira. A última grande intervenção no local foi realizada há 34 anos, na gestão do prefeito Juraci Magalhães.

Bloqueios de trânsito

Imagem mostra prefeito Evandro Leitão e equipe visitando as obras de requalificação da Praça do Ferreira, em Fortaleza. Em primeiro plano, aparece um carrinho de mão com materiais de construção. Atrás, as autoridades. Ao fundo, um coqueiro alto e a tradicional Coluna da Hora da praça.
Legenda: Prefeito e equipe visitaram andamento das obras da Praça do Ferreira nesta segunda-feira (8)
Foto: Kid Júnior

Os bloqueios de trânsito na região foram feitos nas ruas Major Facundo, Floriano Peixoto e Pedro Borges, além da Travessa Pará. Enquanto durarem as obras, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) farão a orientação do tráfego.

Veja os trechos bloqueados:

  • Rua Major Facundo: entre ruas São Paulo e Liberato Barroso;
  • Travessa Pará: entre a Rua Major Facundo e Rua Floriano Peixoto;
  • Rua Floriano Peixoto: apenas sentido praia/sertão no trecho compreendido entre Tv. Pará e Rua Pedro Borges;
  • Rua Pedro Borges: entre Rua Floriano Peixoto e Rua Major Facundo.

O desvio sugerido para quem trafega na rua Major Facundo é o seguinte:

  • Entrar à direita na rua Senador Alencar;
  • À esquerda rua Senador Pompeu;
  • À esquerda na rua Pedro Pereira;
  • Em seguida, à direita, para retornar à rua Major Facundo.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Este conteúdo é útil para você?