Incêndio atinge aterro sanitário em Pacatuba e catadores relatam transtornos
Cerca de 44 mil litros de água foram utilizados no controle das chamas
Um incêndio foi registrado no aterro sanitário de Pacatuba no início da manhã deste domingo (13). Duas equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará foram enviadas ao local, em Alvorada, para realizar o controle das chamas, que só foram debeladas após algumas horas.
Ao todo, segundo informações da própria Corporação, foram utilizados 44 mil litros de água para controlar o fogo.
Veja também
Apesar disso, no final da tarde, outra equipe teria retornado para refazer o controle de chamas por conta de novos focos.
Catadores reclamam
Luane Nascimento, integrante da Associação de Recicladores de Pacatuba, foi a responsável por fazer o chamado para equipe dos bombeiros e conta que o susto ocorreu durante uma reunião que ocorria no local.
"Nós marcamos uma reunião aqui no lixão porque estamos sem galpão. Aí fui catar material normal, do dia a dia, quando eu tava lá em cima, minha mãe avisou para minha tia que estava pegando fogo. Quando eu olhei, saí logo em desespero, saí correndo e liguei para todo mundo, para o presidente e os associados", explicou ela.
Segundo Luane, não há indícios do que possa ter ocasionado o incêndio, mas catadores acreditam que as chamas podem ter sido iniciadas de forma intencional. "Aqui não tem administração, acredito que se tivesse, isso não teria acontecido, já que era uma coisa sempre cobrada ao atual prefeito da cidade", opinou.
Alguns dos catadores teriam relatado, aponta Luane, a perda de parte do material separado para vendas. Entretanto, ninguém ficou ferido durante a ocorrência.
Em nota, a equipe do CBMCE apontou a necessidade de cuidados. "O Corpo de Bombeiros reforça a importância da colaboração da população em evitar queimadas e descartar materiais de forma adequada, visando preservar a segurança e o meio ambiente", finalizou o comunicado