Governador do CE anuncia criação de curso da rede pública preparatório para o ITA

O gestor disse que será realizado junto à Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), com apoio de entidades particulares de ensino

Escrito por Nícolas Paulino, Dahiana Araújo e Thatiany Nascimento ,
Elmano
Legenda: Governador Elmano disse que vai criar curso preparatório para o ITA
Foto: Thiago Gadelha

O Governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou a criação de um curso preparatório voltado a alunos da rede pública para ingresso no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). A declaração foi feita durante evento de lançamento da pedra fundamental da sede do ITA Ceará, na tarde desta sexta-feira (19), com a presença do presidente Lula na Base Aérea de Fortaleza.

Veja também

Segundo ele, será instituído um curso na escola pública, preparatório, para o ITA. "Para que nossos jovens ingressem no ITA, para que possamos selecionar nossos melhores alunos desde o ensino fundamental e possamos dar oportunidade aos melhores, para que tenham acesso aos melhores métodos e também poderem ingressar no ITA, ou de São José dos Campos ou do Ceará, mas que ingressem nos seus projetos de vida", acrescentou Elmano em seu discurso.

O gestor não deu detalhes sobre o projeto, mas disse que será realizado junto à Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), com apoio do diretor superintendente na Organização Educacional Farias Brito, Tales de Sá Cavalcante, presente no evento e citado pelo governador. A ideia do Governo Federal é que o primeiro vestibular para o ITA Ceará ocorra ainda no fim de 2024, segundo o ministro Camilo Santana. 

"Primeiro, tivemos conversa com a educação privada que se destacou no Estado do Ceará na preparação para o ITA e queremos aproveitar essa experiência", complementou Elmano em coletiva de imprensa. "Dialogamos sobre material pedagógico, troca de experiência com professores, e queremos fazer colaboração com municípios para identificar jovens talentos desde a infância. Temos que formar nossos jovens para as várias possibilidades de Ensino Superior de pesquisa do país e do nosso Estado".

Ao todo, 40% dos alunos aprovados no ITA são cearenses, segundo dados do Ministério da Educação. 

A titular da Seduc, Eliana Estrela, declarou ao Diário do Nordeste que o projeto ainda está em fase estudos: "vamos conversar com todos que possam nos ajudar e estruturar para apresentar ao governador".

Pedra fundamental do ITA Ceará

No evento desta sexta-feira, o presidente Lula veio a Fortaleza e assinou documento que institui construção do ITA no Ceará.  instituto. A primeira turma deverá iniciar os estudos no campus de São Paulo em 2025 e, em 2027, ser transferida para a unidade cearense. Ao todo, devem ser disponibilizadas 50 vagas, distribuídas meio a meio para os dois novos cursos da unidade: Engenharia das Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas.

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que a verba de R$ 50 milhões para a construção de laboratórios e reformas de salas da Base Aérea, para receber o ITA Ceará, será transferida na próxima semana ao Governo do Ceará. Além disso, haverá também contratação de professores, mas ainda não houve detalhes sobre as data. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.