Fortaleza e mais três capitais registram aumento nos níveis de coronavírus em esgotos em maio
O nível mais elevado do vírus foi encontrado na estação de tratamento do Cocó
No último mês, Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba apresentaram elevação dos níveis de coronavírus presente em esgotos. A análise foi divulgada no mais recente Boletim de Acompanhamento da Rede de Monitoramento Covid Esgotos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), divulgado nesta quinta-feira (9).
Os dados analisados compreendem o intervalo entre as semanas epidemiológicas (SEs) 18 (de 1º a 7 de maio) e 21 (de 22 a 28 de maio). A Capital cearense apresentou aumento dos níveis entre os períodos.
Na SE 18, haviam 5,3 bilhões de cópias do vírus por dia para cada 10 mil habitantes. Fortaleza terminou o mês, na SE 21, com o número de 8,9 bilhões de cópias do vírus por dia para cada 10 mil habitantes.
Veja os níveis de coronavírus nos esgotos em maio:
- SE 18: 5,3 bilhões de cópias do vírus por dia para cada 10 mil habitantes
- SE 19 3,5 bilhões de cópias do vírus por dia para cada 10 mil habitantes
- SE 20 14,8 bilhões de cópias do vírus por dia para cada 10 mil habitantes
- SE 21 8,9 bilhões de cópias do vírus por dia para cada 10 mil habitantes
Conforme o boletim, o nível mais elevado do vírus na rede de esgoto foi encontrado na estação elevatória Reversora do Cocó (CE-EEE-03), na semana epidemiológica 21.
Veja também
O documento destaca ainda que entre as SEs 18 e 20, as concentrações virais nos pontos monitorados variaram entre não detectadas, baixas (de 1 a 4 mil cópias por litro das amostras) e intermediárias (entre 4 mil e 25 mil cópias por litro).
Na SE 21, as concentrações foram consideradas baixas e intermediárias (entre 4 mil e 25 mil cópias por litro).
Aumento de casos
O dado vem em um momento onde Fortaleza apresenta um aumento discreto na positividade de Covid-19 e na média móvel de casos.
No entanto, é importante destacar que no caso dos níveis do SARS-CoV-2 na rede de esgotos, as taxas são muito menores que as observadas em momentos de pico da doença.
Variação dos níveis:
Na primeira semana de 2022, quando o Ceará vivia um momento de retorno de alta circulação do vírus, o nível de cópias genômicas do coronavírus nos esgotos da Capital era 891 bilhões por 10 mil habitantes em 24 horas.
Como os níveis são calculados?
Os níveis de coronavírus correspondem à soma de três Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) da Capital. São elas, segundo o recente boletim:
- Estação de Tratamento de Esgotos José Walter (CE-ETE-01)
- Estação de Tratamento e Esgotos Conjunto Ceará (CE-ETE-02)
- Estação de Pré-Condicionamento (CE-ETE-03)
- CE-ETE-01 ETE José Walter
- CE-EEE-01 Estação Elevatória Barra do Ceará
- CE-ETE-02 ETE Conjunto Ceará
- CE-EEE-03 Estação Elevatória Reversora do Cocó
- CE-ETE-03 Estação de Pré-Condicionamento