Níveis de coronavírus nos esgotos de Fortaleza aumentam mais de 9 vezes na primeira semana de 2022

Estudo contabilizou 891 bilhões de cópias genômicas do SARS-CoV-2 ante 95 bilhões na última semana do ano passado

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
covid em esgoto
Legenda: Este é o maior índice registrado nos esgotos da Capital
Foto: Camila Lima

A rede de esgoto de Fortaleza atingiu a maior carga viral do SARS-CoV-2 - vírus causador da Covid-19 - entre os dias 2 a 8 de janeiro, referente à primeira semana epidemiológica (SE) de 2022. Foram detectadas 891 bilhões de cópias genômicas de coronavírus por 10 mil habitantes em 24 horas. Os dados são da Rede Monitoramento Covid Esgotos.

Veja também

O valor verificado é mais de nove vezes maior em relação à última SE de 2021, de 26 de dezembro a 1º de janeiro, quando havia 95 bilhões de cópias por dia a cada 10 mil habitantes. 

Os níveis de coronavírus correspondem à soma de três Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) da Capital, que atendem cerca de 65% da população. São elas:

  • Estação de Tratamento de Esgotos José Walter (CE-ETE-01) 
  • Estação de Tratamento e Esgotos Conjunto Ceará (CE-ETE-02)
  • Estação de Pré-Condicionamento (CE-ETE-03)

"As concentrações de SARS-CoV-2 aumentaram também no esgoto de todos os demais pontos monitorados em Fortaleza. Níveis elevados de concentração viral foram identificados nas cinco estações elevatórias de esgoto monitoradas na cidade e no interceptor leste", atesta o relatório do monitoramento.

covid na rede de esgoto
Legenda: Estudo considera os dados de três Estações de Tratamento de Esgotos
Foto: Reprodução

Pela primeira vez, o estudo também identificou o vírus da Covid-19 no canal pluvial da avenida Eduardo Girão na primeira SE deste ano. Os dados gerados mediante coleta nos esgotos servem para auxiliar a vigilância epidemiológica da Covid-19 e a tomada de decisões por parte das autoridades de saúde. 

O levantamento é realizado pelo Centro de Inteligência em Saúde do Estado (Cisec), vinculado à Superintendência da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceria com a Rede Monitoramento Covid Esgotos. 

Contágio

Apesar de o material genético (RNA) do SARS-CoV-2 ter sido detectado em elevados volumes, o boletim esclarece que não evidências científicas quanto à transmissão do vírus através de resíduos fecais, esgoto ou água contaminada. 

Prova disso é que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) não consideram a rede de esgoto como fonte de SARS-CoV-2 infeccioso.

Ao contrário, a doença pandêmica é transmitida a partir do contato com secreções respiratórias, como  gotículas e aerossóis durante a fala, tosse ou espirro de um indivíduo contaminado. O contato físico também é outro modo de infecção.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados