Veja como não cair em golpes e fraudes na Semana do Consumidor
Data é celebrada neste sábado (15) e marcada por promoções

O Dia do Consumidor é celebrado oficialmente neste sábado (15) e costuma atrair clientes para lojas físicas e e-commerce devido às promoções ofertadas.
Alguns negócios promovem até mesmo a 'Semana do Consumidor', com um período ampliado de descontos. Como em outras épocas de grande volume de compras, como a black friday e o Natal, é preciso estar atento para evitar golpes e fraudes.
Como aproveitar as ofertas da Semana do Consumidor
Uma das táticas para não ser enganado é evitar compras por impulso e pesquisar antes de fechar negócio. A busca de preços é essencial para identificar se a condição é vantajosa, explica Leonardo Leal, presidente da Associação Cearense de Defesa do Consumidor (Acedecon).
“É sempre importante fazer uma busca de preços, ver se aquela condição que está sendo oferecida realmente é vantajosa, se não está dentro da média que já é praticada no mercado ou eventualmente até superior à média do que é praticado”, aponta.
No caso de compras online, também é preciso verificar a procedência de onde será feita a compra ou do vendedor. É comum encontrar sites falsos com uma enorme semelhança com os originais.
Os compradores devem verificar o domínio dos sites ou o aplicativo da compra é original e se as informações de pagamento conferem. É válido suspeitar de pagamentos direcionados a pessoas físicas.
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“É preciso procurar as páginas oficiais das lojas, ter atenção no beneficiário do pagamento, seja no Pix, boleto ou no cartão de crédito. Se aparecer uma pessoa jurídica, verificar se é em nome da empresa que está oferecendo o produto ou o serviço”, afirma Leonardo.
O advogado reforça a necessidade de ser cético com promoções excessivas, já que normalmente os golpistas tentam atrair vítimas 'pela emoção' e pelo senso de urgência, por meio de ofertas muito exclusivas e com poucas unidades.
DICAS PARA EVITAR GOLPES
- Consultar o histórico do site ou do vendedor
- Verificar o domínio do endereço digital
- Verificar se a loja informa dados como CNPJ, endereço, telefone ou e-mail
- Conferir se o beneficiário do pagamento é o responsável pela compra
- Conferir se o valor do pagamento corresponde ao anunciado
- Pedir nota fiscal com a discriminação do produto ou do serviço
COMO DENUNCIAR
É possível denunciar irregularidades e desrespeito às regras do consumidor ao Procon Fortaleza disponibiliza pelo telefone 151, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Também é possível fazer denúncias ao Decin pelo decon.fisc@mpce.mp.br ou telefone (85) 3452.4509.