Esculturas são retiradas da Praça dos Leões para passar por restauração

Peças apresentam pinturas danificadas e partes ausentes

Escrito por Isabella Rifane* , isabella.rifane@svm.com.br
Esculturas da Praça dos Leões
Legenda: Esculturas serão restauradas e reinstaladas até novembro
Foto: Fabiane de Paula

Frequentadores da Praça General Tibúrcio, conhecida como Praça dos Leões, foram surpreendidos pela retirada da escultura "Criança com Golfinho" do espaço no Centro de Fortaleza. A figura infantil é uma das peças que ocupam o espaço histórico que passarão por um processo de restauração

Veja também

Em nota, a Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), responsável pelo espaço, informou que, além da escultura, devem ser restaurados o monumento em homenagem a General Tibúrcio e a estátua da escritora Rachel de Queiroz, além das famosas peças que retratam leões e leoas.

Estátua de General Tibúrcio, na praça dos leões
Legenda: Estátua de General Tibúrcio, que dá nome à praça, também deve ser recuperada
Foto: Fabiane de Paula

Imagens registradas pelo Diário do Nordeste, na manhã desta terça-feira (2), mostram que a maioria das esculturas apresenta pintura descascando ou rabiscos. Outras peças ainda sofrem com a ausência de algumas partes.

Esculturas da Praça dos Leões
Legenda: Peças possuem pinturas danificadas e partes ausentes
Foto: Fabiane de Paula

Nesta terça, a "Criança com Golfinho" e uma escultura de leão foram flagradas pela produtora audiovisual do Sistema Verdes Mares, Fabiane de Paula, em uma estrutura subterrânea na praça. A Secultfor foi questionada sobre o motivo de as obras estarem no local, mas não deu explicações até a última atualização desta matéria.

Esculturas da Praça dos Leões
Legenda: Esculturas retiradas para restauração continuam na praça
Foto: Fabiane de Paula

O processo de manutenção e reinstalação das esculturas no espaço público deve durar até o mês de novembro, segundo a secretaria.

PROCESSO DE RESTAURAÇÃO

Em outubro do ano passado, a Prefeitura de Fortaleza abriu licitação para definir qual empresa restauraria os itens históricos. Na época, o órgão estipulou que o montante estimado para a execução dos serviços não poderia ultrapassar R$ 344 mil.

Conforme a licitação, a empresa vencedora deveria cumprir as seguintes tarefas:

  • Desenvolver o Mapa de Danos, realizando um diagnóstico do estado de conservação atual e permanente do monumento de forma descritiva, e incluindo indicações de procedimentos técnicos e tipos de materiais que deverão ser empregados individualmente nos bens móveis e integrados;
  • Elaborar laudo técnico através de análises de prospecção do material estético e construtivo de cada elemento, objeto e/ou conjunto artístico;
  • Realizar o procedimento de conservação e restauração dos bens móveis e integrados;
  • Seguir, na restauração, os princípios estéticos do conceito original do objeto;
  • Elaborar o relatório final ao fim dos procedimentos técnicos realizados.

RIQUEZA HISTÓRICA E ARQUITETÔNICA

De acordo com o documento da Prefeitura, a praça homenageia o general cearense Antônio Tibúrcio de Souza, herói da Guerra do Paraguai, possuindo, inclusive, um monumento dedicado ao militar no centro do espaço. Datada de 1988, a peça é considerada a primeira estátua de Fortaleza e tem cerca de 2,50 metros de pedestal e 2 metros de escultura em ferro.

Em relação aos aspectos arquitetônicos, a praça apresenta diversos elementos relacionados ao período da Art Nouveau, que vai 1890 a 1920. No jardim, ela segue o estilo romântico e conta com árvores como macaúba, flamboyant, mungubeira e fícus benjamin.

*Estagiária sob a supervisão de Mariana Lazari.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados